29 JUN 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA MULHER
Novo albergue triplicará atendimento em Aparecida
inauguração novo albergue
Prefeitura de Aparecida inaugura nesta sexta-feira (30/06/23), às 15h, nova Casa de Passagem, mais conhecida como albergue. Evento contará com a presença de autoridades.
Novo albergue triplica atendimento às pessoas em situação de rua em Aparecida

Inauguração nesta sexta-feira (30/06), às 15h, na Rua Chico Palma, s/n, bairro Santa Terezinha

A Prefeitura Municipal de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, inaugura nesta sexta-feira (30/06/23), às 15h, o novo albergue para abrigar pessoas em situação de rua. O serviço se chama Casa de Passagem Nilceia Alessandra Coelho de Oliveira e fica na rua Chico Palma, s/n, bairro Santa Terezinha, ao lado do CREAS e da antiga UPA. O evento contará com a presença de autoridades e reforçará a importância que a atual gestão municipal aplica nas ações e programas sociais para a promoção da dignidade humana.

A nova Casa de Passagem irá praticamente triplicar a capacidade de atendimento à população em situação de rua, aumentando de 10 para 28 vagas. O local oferece banho, refeição, troca de roupas e pernoite, além de ajudar com documentos e passagem. E, nesse período de inverno, a Prefeitura intensifica a abordagem nas ruas convidando as pessoas a se protegerem do frio indo para o albergue. A nova Casa de Passagem terá até casinha para cachorro para os companheiros pet da pessoa em situação de rua. Muitos se recusam a ir para o albergue para não abandonar seus bichinhos na rua.

A  Secretaria Municipal de Assistência Social faz um atendimento para saber o porquê a pessoa está naquela condição de rua. Tenta contato com a família. Ajuda com a passagem e documentação. Se a pessoa está sem documentação, é encaminhada para fazer um Boletim de Ocorrência, quando aparecem o RG e o CPF. Se a pessoa não tiver documento algum, não há como a Prefeitura abrigá-la na Casa de Passagem, inclusive por uma questão de segurança.

A cidade não tem moradores de rua permanentes que sejam de Aparecida. O que existe é uma POPULAÇÃO FLUTUANTE, formada por pessoas que ficam na situação de rua temporariamente. Muitos casos de pessoas usuárias de entorpecentes. E casos de pessoas migrando de uma cidade para outra. E também de peregrinos em vulnerabilidade social.
População flutuante em situação de rua em Aparecida: 450 a 500 pessoas por mês atendidas/abrigadas na Casa de Passagem (Albergue). Esse número aumenta em períodos festivos, chegando a quase 700 pessoas por mês atendidas na Casa de Passagem da Prefeitura em Aparecida.
"Aparecida, por sua localização e vocação, tem um intenso fluxo de população em situação de rua e com a inauguração dessa nova Casa de Passagem avançamos muito em uma política pública que garante direitos e dignidade a todos. Triplicaremos a capacidade de atendimento, garantiremos condições mais adequadas de abrigo, alimentação e roupas, ainda mais fundamentais nessa época de frio. Possibilitaremos também o acolhimento dos animais que os acompanham, em um prédio adequado e equipado. Aparecida reforça assim sua capacidade de ser uma cidade acolhedora para todos!", explica a Secretária de Assistência Social, Natália de Carvalho.

INVESTIMENTO
O antigo albergue mudou de endereço. A nova Casa de Passagem fica em prédio da Prefeitura, que foi reformado, ampliado, equipado e com infraestrutura. As obras começaram em novembro de 2022. Os recursos são próprios da Prefeitura, no total de R$ 355.273,00.

HOMENAGEM
A Prefeitura de Aparecida presta uma homenagem à memória de Nilceia Alessandra Coelho de Oliveira, batizando a Casa de Passagem com seu nome. Nilceia foi uma assistente social e servidora municipal que adorava o albergue e seu trabalho com as pessoas mais vulneráveis socialmente. "A vida dela era o albergue", lembra Natália de Carvalho. Nilceia entrou para a Prefeitura em 2012 e faleceu em 2019 em um acidente de carro. Deixou um filho que deverá estar na inauguração da nova Casa de Passagem para receber a homenagem à mãe.

CONVITE
O Prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito, está muito feliz com mais essa conquista para a cidade. E convida a população para participar da inauguração nesta sexta e conhecer esse serviço que contou com o carinho no planejamento de cada detalhe para receber a população em situação de rua. "Precisamos valorizar políticas públicas voltadas para dar dignidade à pessoa humana", afirma o Prefeito.

EVENTO: INAUGURAÇÃO DA NOVA CASA DE PASSAGEM (ALBERGUE)
ONDE:
 rua Chico Palma, s/n, bairro Santa Terezinha, Aparecida, ao lado do CREAS e da antiga UPA.
DATA: 30/06/2023 - sexta-feira
HORÁRIO: 15:00