24 JUN 2020
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA MULHER
Ações de impacto social marcam governo da prefeita Dina Moraes
Destaque em meio à pandemia, distribuição de cestas básicas bate recorde

Uma das áreas mais sensíveis de qualquer administração pública é a social. Tanto que diversos programas ao longo dos anos foram criados para atender esta parcela da população. Neste primeiro ano a atual administração de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, tem se esforçado para atender as pessoas que mais necessitam e se encontram em situação de vulnerabilidade.

Entre algumas ações, comandadas pelo atual secretário da pasta, Alexandre Dias, está a diminuição, por exemplo, de gastos extras com pessoal. “Diminuímos em quase 70% o pagamento de horas extras, sem afetar em nada os atendimentos e serviços oferecidos à população, mostrando o comprometimento com o dinheiro público”, diz o secretário.

Já no atendimento às pessoas em situação de rua, a secretaria mudou o albergue de lugar, em meio à pandemia do novo coronavírus. O novo dormitório fica nas instalações da escola MAE. Para esta população também foi fechado um convênio com o Frei Hans, para que a Fazenda da Esperança possa receber os dependentes químicos que queiram o tratamento.

A administração pública identificou que em parte de 2019 alguns recursos federais ficaram perdidos, o que foi recuperado este nestes últimos meses, possibilitando um maior atendimento, como no repasse de cestas básicas, que bate recorde de distribuição nos governos municipais, passando das 3500 em apenas três meses, principalmente neste momento de crise, com novos vulneráveis surgindo na cidade. “Além das verbas estamos reestruturando a secretaria com a nova sede, dando mais conforto e dignidade ao munícipe e ao funcionário público, recuperação dos carros, reorganização do programa da Frente de Trabalho, estudos de mudança de endereço de unidades do CRAS”, cita Alexandre.

Entre as campanhas e projetos, a secretaria neste período de administração da atual prefeita atuou na campanha contra a violência doméstica, e criou o atendimento psicossocial especializado. “E tem muito mais vindo por aí, os trabalhos de toda a equipe não para”, finaliza o secretário de Desenvolvimento e Promoção Social, Alexandre Dias.