10 MAR 2020
SAÚDE
Reunião de controles de Arboviroses nas cidades do Vale é realizada na Prefeitura Municipal de Aparecida
Estavam presentes representantes da Vigilância Epidemiológica dos Municípios de Aparecida, Guaratinguetá, Roseira, Piquete, Lorena e Canas.

As Arboviroses são as doenças como, Dengue , Zika Vírus, Chikungunya, que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Durante a reunião, cada representante apresentou os casos atualizados de dengue no Município e as ações que estão sendo feitas em combate à doença.

Aparecida encontra-se em estado epidêmico da doença com 453 casos autóctones (contraídos no próprio município), 192 negativos e 9 importados . A coordenadora de Combate às Endemias de Aparecida, Ellen Paixão, apontou que já foram feitos bloqueios e que os trabalhos de nebulização estão sendo realizados nos bairros da cidade com maior índice de casos da doença.

A representante da Vigilância Epidemiológica de Aparecida, Márcia Maria Martins, também apontou que são feitos protocolos em combate ao Zika Vírus em todas as gestantes da cidade para evitar o nascimento de bebês com Microcefalia.

Hoje, o maior problema nos Municípios são os objetos descartados em terrenos baldios das cidades como, sofá, vaso sanitário e televisão de tubo. Foi levantado um questionamento do que pode ser feito para evitar que as pessoas diminuam o descarte de lixos em locais não adequados.

Para finalizar, a Doutora Mariângela Vilela Santos , do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo reforçou a importância do acompanhamento dos pacientes e a orientação correta do receituário médico. Para ela, essa medida pode evitar a morte dos pacientes.

Bárbara Amaral