05 OUT 2023
Dia D da Vacinação acontece neste sábado em Aparecida
Crianças e menores de 15 anos devem ser levados nos postos de saúde para atualizarem a caderneta de vacinação; Campanha Nacional de Multivacinação começou dia 30 de setembro e termina dia 29 de outubro

O DIA D da VACINAÇÃO será realizado neste SÁBADO (07/10), das 08h às 17h, nos postos de saúde de Aparecida. O Dia D acontece em todo o Estado de SP. É para vacinar crianças e menores de 15 anos. Leve seu filho e atualize a caderneta de vacina.

Veja quais sãos as unidades de saúde que estarão abertas neste sábado em Aparecida:
EAP - Padre Claro Monteiro
EAP - Santa Rita
EAP - Sagrada Face
ESF - São Roque
ESF - Vila Mariana
ESF - Santa Terezinha
ESF - Ponte Alta
ESF - São Sebastião
ESF - Itaguaçu
ESF - Santa Luzia

São disponibilizadas gratuitamente as vacinas para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e Covid-19.

Em vídeo da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) destaca a prevenção contra doenças como a Pólio, o Sarampo e o HPV.

O objetivo da multivacinação é ofertar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e de campanhas vigentes. As equipes de saúde checam a caderneta e aplicam somente os imunizantes ainda não aplicados, de acordo com a idade e o número de doses recomendadas para cada faixa etária.

Para se vacinar, a criança ou adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando o Cartão SUS e a Carteira de Vacinação.

O Dia D integra a Campanha Nacional de Multivacinação, de 30 de setembro a 29 de outubro.

Este ano, a campanha está sendo coordenada pelo governo estadual, que apostou na reorganização microplanejada em parceria com os municípios para recuperar e aumentar os patamares de cobertura vacinal em crianças e adolescentes.

Segundo Denise Braga, coordenadora da Vigilância em Saúde de Aparecida, a Secretaria Municipal de Saúde traçou novas estratégias para ampliar a cobertura:
- Busca ativa dos faltosos em cada unidade de saúde;
- Vacinação em horário estendido;
- Vacinação nas casas;
- Parcerias com a Educação e Promoção Social;
- Outras ações.

O Dia D da Vacinação neste sábado ocorrerá em mais de 5 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Estado de SP, além de escolas e locais de grande circulação de pessoas, como parte da Campanha de Multivacinação do Governo de SP.

A iniciativa estadual foca em verificar a carteira de vacinação de crianças com menos de 15 anos de idade em todos os 645 municípios paulistas.
Visite o https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/

Vamos melhorar esses índices de cobertura vacinal nas crianças e adolescentes em Aparecida.
Atenção no calendário!

"Vacina é vida", resume o secretário municipal de Saúde de Aparecida, Nilton Nogueira Barbosa .
Fonte: Subsecretaria de Comunicação
Autor: Giovana Ferreira