15 FEV 2024
SAÚDE
Aparecida divulga comunicado do Ministério da Saúde sobre a importância dos agentes de saúde no combate à Dengue
Profissionais atuam diretamente na luta contra o mosquito transmissor ao realizar vistorias, tratar locais que apresentam riscos e orientar a população.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida divulgou comunicado do Ministério da Saúde sobre a importância dos agentes de endemias no combate à dengue.
Esses profissionais atuam diretamente na luta contra o mosquito transmissor ao realizar vistorias, tratar locais que apresentam riscos e orientar a população. Saiba mais:

O Aedes aegypti utiliza todo o tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Alguns são conhecidos: garrafas e embalagens descartáveis, latas, vasos de plantas, pneus e plásticos. Mas há lugares que, muitas vezes, o mosquito utiliza para se reproduzir e que são desconhecidos das pessoas. É aí que entra o trabalho dos agentes de combate a endemias (ACE).

“Esses profissionais que atuam na linha de frente de combate ao mosquito são treinados e capacitados para detectar riscos de vetores para os próprios residentes e para a comunidade, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma. Ninguém quer que a sua residência seja um local de risco. Por isso, é importante abrir as portas para esse serviço de proteção”, ressalta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Cabe também aos agentes de endemias a tarefa de vistoriar imóveis não residenciais, acompanhado pelo responsável, para identificar locais e objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue. Os profissionais trabalham uniformizados com o colete do órgão de saúde e crachá.

Conheça outras atribuições dos agentes no enfrentamento ao Aedes aegypti:

- Informar o responsável pelo imóvel não residencial sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue;

- Vistoriar e tratar os imóveis cadastrados e identificados pelo agente comunitário de saúde (ACS) que necessitem do uso de larvicidas ou remoção mecânica de difícil acesso, que não possam ser eliminados pelo ACS;

- Elaborar e executar estratégias para o encaminhamento das pendências (casas fechadas ou recusas do morador em receber a visita);

- Orientar a população sobre a forma de evitar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do mosquito;

- Promover reuniões com a comunidade, com o objetivo de mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue;

- Notificar os casos suspeitos de dengue, informando a equipe da Unidade Básica de Saúde;

- Encaminhar ao setor competente a ficha de notificação da dengue, conforme a estratégia local;

- Participar de reuniões com autoridades e a comunidade.

Monitoramento e prevenção

O Ministério da Saúde realiza constante monitoramento do aumento de casos da doença no Brasil. Já em 2023, o órgão promoveu campanhas de mobilização social regionalizadas, a normalização de estoques de inseticidas e apoiou medidas de prevenção e controle com o repasse de R$ 256 milhões para todo o país. Parte desse recurso será destinado ao fomento de ações de vigilância em saúde.

Pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos acima de 65 anos são mais suscetíveis às complicações da dengue, chikungunya e zika. Caso tenha um desses perfis, os cuidados de combate ao mosquito devem ser redobrados.

Confira alguns cuidados:

- Mantenha a caixa d’água bem fechada;

- Guarde pneus em locais cobertos;

- Limpe bem as calhas de casa;

- Amarre bem sacos de lixo e não acumule entulho;

- Esvazie garrafas PET, potes e vasos;

- Coloque areia nos vasos de planta;

- Receba bem os agentes de saúde e de endemias. Eles fazem um trabalho fundamental no combate ao mosquito.

Em caso de sintomas, procure uma unidade de saúde e não tome remédios por conta própria.

Nathan Victor
Ministério da Saúde