25 ABR 2023
BOLETIM DA DENGUE - PREFEITURA INTENSIFICA COMBATE
Aumento dos casos de dengue em Aparecida
Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida intensifica ações de combate à dengue com campanha de prevenção, ações de agentes nas ruas e aumento do número de testes rápidos nos postos. A cidade registrou aumento do número de casos em 2023 em relação ao ano passado. Vigilância em Saúde investiga origem de óbito por dengue de vítima que veio de outro estado e estava há poucos dias na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida divulgou na segunda-feira (24/04/2023) o BOLETIM DA DENGUE e aproveita para fazer um apelo à população para que elimine os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Houve aumento dos números de notificações e de casos positivos esse ano em relação ao ano passado, acompanhando o que tem sido registrado em outras cidades.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, foram registradas 410 notificações até abril de 2023, com 213 casos positivos e 197 casos descartados de dengue na cidade. Os bairros com mais números de casos são o Ponte Alta e o São Francisco.

Em 2022, foram registradas 111 notificações, com 42 casos positivos e 69 casos descartados de dengue em Aparecida.

A Secretaria Municipal de Saúde também confirma 1 (uma) morte por dengue - provável caso importado (não autóctone). A vítima veio de Brasília e estava há poucos dias em Aparecida.

Há uma tendência de queda este mês, com 51 casos positivos em abril até agora, contra 117 casos em março de 2023.

O Secretário Municipal de Saúde, Nilton Nogueira, informa que a Prefeitura já vem intensificando as ações de combate à dengue desde o início do ano.

A Prefeitura Municipal de Aparecida vai aumentar todas as ações para o combate à dengue e conscientização da população, inclusive com aumento de testes rápidos de dengue nas unidades de saúde e nova campanha de prevenção que será veiculada nas ruas, nas redes sociais e na mídia. A melhor arma contra a dengue ainda é a PREVENÇÃO e a população é peça fundamental nessa luta.

A Secretaria Municipal de Saúde já realiza o chamado bloqueio, que é feito no entorno da residência de cada caso positivo, arrastões de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, circulação de carro fumacê e a Avaliação de Densidade Larvária, bem como pesquisa de infestação do mosquito através de pontos estratégicos, pré-definidos. São realizados bloqueio e nebulização portátil para casos positivos e, além do PE (pontos estratégicos), também realiza a fiscalização em IE (imóveis especiais).

Venha com a gente nessa luta!
TODOS CONTRA A DENGUE!
Fonte: Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida
Autor: Giovana Ferreira
Local: Prefeitura Municipal de Aparecida
14/05/2020
Agentes intensificam ações de combate à Dengue em Aparecida
28/09/2021
Prefeitura de Aparecida realiza ação de testagem de dengue
A equipe da Divisão de Endemias, responsável pelo combate a Dengue, em parceria com as unidades da Estratégia da Saúde da Família, ofereceu a população de Aparecida testes rápidos para diagnóstico da Dengue.

A ação que aconteceu, de forma gratuita, nas feiras de hortifruti, tem o intuito de fazer uma busca ativa de casos suspeitos na cidade.

15/03/2023
TODOS CONTRA A DENGUE: Prefeitura realiza inspeção cuidadosa em residências do bairro São Francisco
A equipe está monitorando as residências para verificar se há possíveis focos e/ou criadouros da Dengue, e também está aplicando larvicidas para prevenir o crescimento e o desenvolvimento de mosquitos em águas paradas, eliminando-os enquanto são larvas. Além de orientar a população sobre os cuidados essenciais para prevenir a propagação da doença.
Vídeos Vinculados
Diga não a Dengue!