16 MAR 2020
Secretaria de Saúde de Aparecida faz treinamento para profissionais da área
Médicos e enfermeiros vão ser orientados sobre procedimentos no atendimento a eventuais casos de Coronavírus

A Secretaria de Saúde de Aparecida realiza amanhã, dia 17, treinamento com os profissionais da área que trabalham nas unidades da rede municipal de saúde. Eles vão ser capacitados, conforme orientações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, para o manejo clínico de eventuais casos do novo Coronavírus (COVID-19). A intenção, segundo a secretária Ana Caroline Sbrana, é preparar os médicos (as) e enfermeiros (as) para receberem os pacientes que apresentarem os sintomas da doença. São esses os profissionais que deverão realizar a triagem e o atendimento em casos suspeitos.

A secretária de Saúde de Aparecida pede aos moradores que apresentarem os sintomas do COVID-19 que procurem uma unidade mais próxima de sua casa. Ela lembra que a rede municipal de Saúde dispõe hoje de 7 Unidades de Estratégia de Saúde da Família, 2 Ambulatórios de Especialidades e 1 Unidade Básica de Saúde. Ana Caroline Sbrana ressalta que somente os casos mais graves devem ser encaminhados ao Pronto Atendimento (PA).

Segundo a secretária de Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Aparecida possui 9 leitos de UTI, que poderão ser utilizados para a internação de pacientes com quadro grave de COVID-19. Ela informou também que a Secretaria Estadual de Saúde está trabalhando junto aos Hospitais da região do Vale do Paraíba para aumentar o número de leitos disponíveis na rede pública.

Os sinais e sintomas do novo Coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem causar também infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas conhecidos até o momento são: Febre, Tosse e Dificuldade para respirar.

Hoje, a cidade de Aparecida não registra nenhum caso suspeito da doença, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

Eduardo Miranda