26 JUL 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA MULHER
PREFEITURA INICIA CURSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IDOSOS
A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, já iniciou o curso de: "Alfabetização para Idosos".

Ler uma placa e assinar o próprio nome são atividades simples da vida que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Mas ainda há uma grande parcela da população que não sabe ler e escrever. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,6% (11 milhões de analfabetos). Os números impressionam, sobretudo ao saber que existem idosos que passam uma vida toda como analfabetos.

Neste sentido, a Prefeitura de Municipal Aparecida, através da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social deu início as aulas de alfabetização para idosos. As inscrições foram até o dia 20 de julho e a primeira aula já aconteceu no dia 22. No total são 13 alunos, a maioria não sabe nem assinar o próprio nome e alguns são semianalfabetos, ou seja, estudaram bem pouco, assinam o nome e fazem leitura com dificuldade.

As aulas são ministradas nas sextas-feiras, das 8h às 11h30 no CECON, Centro de Convivência da Melhor Idade. As aulas são dinâmicas, trabalham memorização e questões práticas para facilitar o aprendizado. O curso será realizado por fazes e a primeira será concluída no mês de dezembro.

A Educação ultrapassa fronteiras!