28 FEV 2020
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde entra na nova fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo
A meta nacional é imunizar três milhões de jovens até o fim desta fase. A recomendação vale para quem não recebeu as duas doses da tríplice viral (que também protege de caxumba e rubéola).

Desde fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde iniciou uma nova fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que tem como foco principal a atualização das carteiras de vacinação em atraso, de quem tem entre 5 e 19 anos.

Em Aparecida, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado a imunização em todos os postos de saúde. Até a última atualização, 470 pessoas procuraram pela vacina contra o sarampo. Do total, somente 14 precisavam tomar a dose, o que equivale a 2% do total de procura. Cerca de 7.200 ainda não procuraram os postos de saúde.

A meta do município é fiscalizar todas as carteiras de vacinação que estiverem dentro da faixa etária estabelecida. Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família funcionam de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

“Atualmente, o município conta com as duas doses da tríplice viral, em estoque.” – enfatizou a Secretária de Saúde, Carol Sbrana.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, a campanha de vacinação contra o sarampo focou, primeiro, em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que têm um maior risco de sofrer complicações dessa infecção. A segunda etapa, em novembro, destinou-se às pessoas entre 20 e 29 anos, um subgrupo que não havia recebido as duas doses com regularidade.

Para conter o sarampo, é necessário atingir uma taxa de vacinação de 95%. No momento, o Estado de São Paulo imunizou 93,9%.

Larissa Diamantino