03 MAR 2020
CAPS em Aparecida é alvo de vândalos
Criminosos entraram de madrugada no prédio, roubaram materiais e depredaram o local

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Aparecida, que fica na Avenida Padroeira do Brasil, nº 37, foi alvo de vândalos na madrugada desta terça-feira, dia 03. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os criminosos invadiram o prédio e roubaram vários equipamentos da unidade, como monitor de computador, ventilador, conversor digital e Datashow. Os criminosos também depredaram o prédio. Eles arrancaram a fiação elétrica, quebraram telefone e fax, rasgaram prontuários e fichas médicas, sujaram as paredes, consumiram e levaram alimentos que eram destinados aos pacientes. A Secretaria de Saúde informou que esta é a segunda vez que o CAPS sofre este tipo de ação criminosa em menos de um ano.

A Guarda Municipal de Aparecida foi acionada pelos funcionários e esteve no local para registrar a ocorrência. O responsável pelo CAPS foi orientado a encaminhar o caso para a Polícia Civil.

O CAPS é um serviço de saúde disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, dependência química e outras patologias psiquiátricas. O Centro de Atenção Psicossocial foi criado pelo governo para combater os antigos manicômios e oferecer um serviço de qualidade aos pacientes, mais humano e digno, com profissionais capacitados.

Eduardo Miranda