10 DEZ 2020
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA MULHER
Em meio à pandemia, Promoção Social de Aparecida cuidou, preservou e salvou vidas
Secretário Alexandre Dias esteve à frente de diversos projetos inéditos que deixaram um legado para a cidade

Ainda não se sabe quando a pandemia do novo coronavírus chegará ao fim. Declarada pela Organização Mundial de Saúde em março desse ano, a onda de uma doença até então desconhecida trouxe, infelizmente, além da perda de muitas vidas, dúvidas e diversas dificuldades em todos os cantos do planeta.

Com o passar do tempo e as formas de prevenção sendo divulgadas e recomendadas, os efeitos do isolamento e distanciamento começaram a aparecer. Aparecida, conhecida em todo país, também foi fortemente impactada, com a diminuição de turistas, queda na arrecadação e comércios fechados. Com isso, diversas áreas da municipalidade tiveram que se adaptar e continuar atendendo e ampliando os serviços em prol da população.

Um dos destaques na cidade foram os trabalhos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, chefiada pelo secretário Alexandre Dias, e muitas foram as ações entre março e dezembro de 2020 realizadas pela pasta.

Controle administrativo

Do ponto de vista administrativo, ações de organização e controle de horas extras geraram economia de aproximadamente oito mil reais por mês. Atividades importantes para o futuro do município também foram feitas como a revisão geral da Lei de Benefícios Eventuais, que agora deve seguir para votação e aprovação da Câmara Municipal, a regularização do Aluguel Social, o início da montagem da lei que regulariza os cargos de coordenadores de seção e a organização da Frente de Trabalho, com a criação do contrato para os beneficiados pelo programa. A Frente de Trabalho ganhou atenção especial durante a pandemia, com treinamentos sobre o uso de equipamento de proteção individual, distribuição de EPIs e a entrega dos novos uniformes, algo que não ocorria há muitos anos.

Os atendimentos sociais tiveram de ser suspensos por um período, porém quando realizados em casos excepcionais, os profissionais contavam com termômetros digitais, luvas e máscaras de proteção facial, para ter mais segurança nas abordagens e melhor atender e encaminhar os munícipes. A estrutura da pasta ainda contou com o uso de verbas federais, por meio de projetos criados pela equipe e que conquistaram recursos da União para a compra de quatro novos automóveis que auxiliaram e ampliaram as visitas sociais e as entregas do leite, dos programas Vivaleite e Leite Fluido, a compra de novos equipamentos para os prédios de responsabilidade da secretaria, com a troca de diversos computadores para uma maior agilidade nos serviços, e instalação de ar-condicionado, dando mais conforto no dia a dia e principalmente no atendimento aos munícipes. Um feito histórico alcançado pela administração municipal com intermédio do secretário Alexandre Dias, foi o início da construção do novo albergue, com dependências próprias, e que futuramente trará grandes economias, pois não haverá necessidade de pagamento de aluguel. Também já teve início o processo de confecção da nova planta da sede própria da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, que deverá se instalar na Avenida Chico Palma.

Os trabalhos sociais não ficam limitados a um único prédio, mas sim, distribuídos pela cidade, com as unidades do CRAS e do CREAS, e para melhor atender a população e facilitar a identificação e visualização foram trocadas as fachadas de todas as unidades de atendimento, como os três CRAS, o CREAS e o albergue, além da fachada da própria secretaria.

Atendimentos ampliados

Algo importante no atendimento à população é a organização, além da seriedade e respeito com os que mais precisam ou se encontram em situação de vulnerabilidade, seja ela social, psicológica ou afetiva.

E o cadastro de beneficiários e a entrega do leite nos programas Vivaleite e Leite Fluido é prova desse compromisso que a pasta assumiu e cumpriu em meio há tempos tão turbulentos e desafiadores. Para atender as pessoas em situação de rua, serviço tido como fundamental pelo secretário ao longo do ano, uma parceria inédita com a Fazenda da Esperança foi formalizada para o encaminhamento de pessoas com dependência química, com o apoio da Prefeitura Municipal, intermediado pela Secretaria. Os “moradores de rua”, também tiveram sua dignidade preservada com a troca de local do albergue, para um espaço cedido na escola MAE, mais amplo, mais confortável e com capacidade de atendimentos ampliada, com oferta de café da manhã e jantar, seguindo todas as regras sanitárias e de segurança para os que por lá passaram, afinal com a pandemia, Aparecida, conhecida como uma cidade acolhedora, recebeu diversos migrantes em busca de alternativas financeiras e econômicas, com alguns se enveredando para a ‘mendigagem’.

Em boa parte do tempo em que a pandemia perdura, a economia da cidade praticamente parou, e com isso muitas famílias acabaram caindo na vulnerabilidade, o que fez com que a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social criasse o maior projeto social de sua história, suprindo com sucesso, as necessidades da população, com mais de 6000 cestas básicas entregues. Mesmo diante das dificuldades, e dos perigos de uma doença que mudou nossa forma de se relacionar e ver o mundo, as ações da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social foram e são fundamentais para o bom andamento do município no combate à covid-19.