25 MAR 2020
Prefeitura inaugura espaço emergencial para moradores de rua
Como parte do plano municipal de contingência ao coronavírus, prefeitura e promoção social alteram local de atendimento do albergue

Na manhã desta quarta-feira (25) o albergue de Aparecida passou a atender em novo local. A medida faz parte do Plano Municipal de Contigência ao Coronavírus. A partir desta quarta e pelos próximos 30 dias, as pessoas em situação de rua que estejam na cidade serão atendidas na escola MAE – Maria Aparecida da Encarnação, que fica à Rua Leopoldo Macedo, 106, Ponte Alta.

A mudança proposta pela Secretaria de Promoção Social tem apoio da Prefeitura e parceria com a Secretaria da Educação, que cedeu o espaço. A medida em caráter emergencial amplia o espaço de acolhimento aos moradores de rua da cidade.

“Este espaço é mais arejado, tudo foi muito bem planejado. Aqui é mais amplo e tudo foi feito visando melhores condições de atendimento e assistência a população de rua. As salas estão adaptadas com os leitos, além de ficar mais fácil o controle das pessoas, evitando possível contaminação pela doença”, afirma a prefeita Dina Morais Moreira.

Em obediência ao decreto publicado na última segunda-feira (23), todas as recomendações da Vigilância Sanitária serão seguidas. A escola conta com três salas, sendo separadas da seguinte forma: feminino, masculino e apoio (caso haja superlotação).

Segundo o secretário de Promoção Social, Alexandre Dias, o Albergue de Aparecida oferece diariamente, alimentação, serviços de higiene e pernoite, e recebe cerca de 300 moradores de rua mensalmente, muitos de outras cidades, que estão de passagem pelo município. Segundo o secretário, da cidade são 18 moradores cadastrados no sistema da secretaria.

“O novo local foi totalmente higienizado e preparado sem perigo de contaminação. O atendimento emergencial será realizado por 15 dias, podendo ser prorrogado”, afirma Alexandre.