Nesta sexta-feira (27), ocorre uma das mais tradicionais e movimentadas datas do comércio: a Black Friday. Conhecido pelas promoções e preços bem abaixo do habitual na maior parte das lojas e serviços, o evento promete ter um enfoque ainda maior no comércio eletrônico devido à pandemia.
Realizando um papel de prevenção, a unidade de Aparecida da Fundação Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) preparou uma série de orientações específicas para que os consumidores não sejam vítimas de fraudes ou golpes ao efetuarem compras pela internet nesta Black Friday. Confira as principais dicas:
- Procurar no site, a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail) e checar se as informações estão corretas;
- Preferir fornecedores renomados ou recomendados por amigos e/ou familiares;
- Desconfiar de ofertas absurdamente vantajosas;
- Não comprar em sites cujas únicas formas de pagamento aceitas forem o boleto bancário e/ou depósito em conta;
- Ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
- Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc);
Além das medidas, o Procon/SP também disponibiliza uma lista com sites de mais de 170 empresas do e-commerce que devem ser evitados durante a Black Friday. A listagem é composta por empresas que receberam reclamações de clientes (registradas no Procon/SP), foram notificadas e não responderam ou não foram encontradas.
Os sites podem ser conferidos acessando o link: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
Em caso de dúvidas, orientações e denúncias, o Procon de Aparecida atende presencialmente, das 9h às 17h, no Paço Municipal (localizado na Rua Professor José Borges Ribeiro, 167, Centro), pelos telefones (12) 3104-4021 e (12) 3104-4000(ramal 4030) ou pelos e-mails procon@aparecida.sp.gov.br e proconaparecida@bol.com.br.