23 NOV 2020
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA MULHER
Munícipes podem atualizar cadastro no CadÚnico nas unidades do CRAS
Atualização dos dados é anual, se munícipe já fez em 2020 agora só no ano que vem

Famílias em vulnerabilidade social e famílias carentes que não têm condições financeiras suficientes para manter o sustento de casa, podem se inscrever em algum dos programas sociais seja do governo federal (distribuição de renda, por exemplo, entre outros), estadual (distribuição de alimentos, por exemplo, entre outros) ou municipal (descontos em tarifas de serviços como água e energia elétrica, por exemplo, entre outros).

Para isso precisam ter um NIS – Número de Identificação Social, emitido quando a pessoa se inscreve no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais.

Tanto a inscrição, como a atualização no sistema não são feitas pela internet, e sim, em um setor responsável da prefeitura, que em Aparecida é a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social. Para facilitar os trabalhos de cadastro e atualização, a pasta tem o apoio das unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), presentes em alguns bairros da cidade.

Ao todo, a cidade de Aparecida apresenta três unidades do CRAS, localizadas nos bairros Itaguaçu, São Francisco e Vila Mariana. E também, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado no bairro Santa Terezinha que abrange todos os bairros da cidade.

Para poder se inscrever no CadÚnico ou atualizar as suas informações junto ao governo federal e poder continuar recebendo seus benefícios vá até uma das unidades de atendimento mais próxima de sua residência, com todos os documentos de identificação e comprovante de renda. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h (exceto feriados).

Durante o atendimento o munícipe recebe orientação sobre os benefícios assistenciais e passa por uma triagem sobre o histórico da família, podendo ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Para obter mais informações, basta entrar em contato com as equipes do:

CRAS Itaguaçu, localizado na Rua Itacolomi, n°613 - telefone (12)3105-4006;

CRAS São Francisco, localizado na Rua Maria Tereza Ferreira, n° 164 - telefone: (12) 3105-1489;

CRAS Vila Mariana, localizado na Rua Filippo, n° 111 - telefone: (12)3105-0724 ou;

CREAS, localizado naRua Chico Palma, S/N - telefone (12) 3105-4025.

Veja abaixo a lista de bairros atendidos por cada uma das unidades:

CRAS – Itaguaçu

- Itaguaçu; São Geraldo; São Sebastião

CRAS – São Francisco

- São Francisco; Sagrada Face; Mottas; Santa Rita; Padre Gebardo

CRAS Vila Mariana

- Vila Mariana; Aroeira; Santa Terezinha; Santa Edwiges; São Roque

CREAS

- todos os bairros da cidade