12 MAR 2020
Atualização de cadastro de pacientes para ESFs acontece casa a casa
Conforme determinação do Ministério da Saúde a medida auxilia na execução dos serviços básicos, além de melhorar a eficiência dos trabalhos; Agentes comunitários estarão nas residências.

Um mutirão é organizado nos bairros da cidade de Aparecida para a atualização dos cadastros de usuários que ainda não faziam parte das Estratégias de Saúde da Família. O objetivo é incluir todos os moradores da cidade para que obtenham acessos aos serviços oferecidos.

A nova portaria (nº 2.979 de 12 de novembro de 2019) do Ministério da Saúde, que Institui o Programa ‘Previne Brasil’, estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação (nº 6/GM/MS de 28 de setembro de 2017).

Segundo informa a Secretaria Municipal de Saúde, tais ações foram tomadas visto que alguns moradores ainda não estão cadastrados no sistema ou estão com o cadastro desatualizado, o que dificulta o retorno dos agendamentos aos pacientes.

Pacientes dos bairros Vila Mariana, Ponte Alta, Padroeira do Brasil e Santa Rita poderão ter acesso aos serviços de saúde mais próximo de suas residências, além de atendimento especial, já que as Unidades de ESFs oferecem serviços domiciliar, tratamento odontológico, consulta de enfermagem, médica e vacinação.

Para fazer o cadastro, agentes comunitários estarão nas ruas, a partir da próxima segunda-feira (16), juntamente com a coordenadora das Unidades de Saúde e pedem a colaboração de todos os moradores para que abram as suas casas.

Programação:

16/03 a 20/03 – ESF Santa Luzia