04 JUN 2020
Junho vermelho: mês é marcado por campanha de doação de sangue
Movimento tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população para o abastecimento dos bancos de sangue em todo o país

O ato de doar sangue é uma das formas mais nobres de demonstrar solidariedade e amor ao próximo, além de ser uma atitude que pode salvar vidas. De acordo com dados de 2019 do Ministério da Saúde, cerca de 3,4 milhões de doações de sangue são realizadas todos os anos no Brasil, número que precisa ser elevado para atender às necessidades dos hemocentros de todo o país.

Em Aparecida

Diante da situação delicada de pandemia em que se encontra a sociedade, valores como solidariedade, empatia e união tornam-se cada vez mais importantes. Enfatizando a necessidade de auxiliar o próximo neste momento conturbado, o frei Bartolomeu Schultz, administrador da Santa Casa de Misericórdia de Aparecida, destaca a importância da doação de sangue no município: “Doar sangue é doar vida, é participar efetivamente da promoção da saúde daqueles que mais precisam. Nos faz mais solidários saber que nosso sangue pode salvar uma vida. E essa doação não custa nada, somente alguns minutos do nosso tempo, que podem garantir um tempo de vida para quem necessita.Muitas pessoas precisam de doações, aqui na Santa casa de Aparecida em média de 50 a 60 bolsas mês. Nós podemos fazer a diferença, podemos doar, ajudar e garantir qualidade de vida. Doe sangue, doe vida, doe amor. A sociedade agradece”, afirma o frei.

Junho Vermelho

Com o intuito de destacar a importância da doação de sangue e desta forma incentivar o ato, o movimento Eu Dou Sangue, iniciou, em 2015, a campanha Junho Vermelho. Assim como no Outubro Rosa e no Novembro Azul, ações de conscientização e divulgação são amplamente realizadas durante o sexto mês do ano, marcado pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (comemorado em 14 de junho).

Além de contar com esta data especial, o mês de junho também foi escolhido com o objetivo de aumentar o baixo índice de doação de sangue apresentado durante o período de inverno. Empresas, instituições públicas e ONGs se mobilizam para contribuir com a campanha, promovendo palestras, ações de conscientização e até mesmo iluminando importantes monumentos com luzes vermelhas em alusão à cor da iniciativa.

Como doar?

Para realizar a doação, o cidadão deve passar pelas etapas de cadastro, triagem e entrevista. Os moradores de Aparecida e região devem comparecer ao Hemonúcleo de Taubaté (localizado na Rua Inglaterra, 190 - Jardim das Nações - Próximo a Avenida do Povo), de 2ª a 6ª feira das 08h às 11h e das 13h às 16h, ou aos sábados das 07h30 às 11h (com limite de 50 doadores).

Em virtude da pandemia, o atendimento está ocorrendo por meio do sistema de distribuição de senhas ao longo do dia, com limitação de 15 doadores por hora. O uso de máscara é obrigatório e os doadores não devem estar acompanhados de crianças ou idosos.

Quem pode doar?

Os interessados em doar sangue devem: ter entre 18 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias, feridas ou machucados na boca) e ter mais de 50kg (no caso de homens) e mais de 51kg (no caso de mulheres).

Para mais informações e agendamento, o doador deve entrar em contato com o Hemonúcleo de Taubaté, por meio do site http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/canal-do-doador/agendamento/ ou pelo telefone: 0800 979 6049.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024