A Defesa Civil de Aparecida atuou intensamente neste último final de semana no combate a incêndios em áreas de vegetação do município. As equipes foram acionadas para controlar focos de fogo em dois pontos distintos da cidade: o primeiro, na sexta-feira (11), no bairro São Roque; o segundo, no sábado (12), no bairro Itaguaçu, onde os trabalhos se estenderam desde o início da tarde até o começo da noite. Esse último queimou uma área de mais de 24 mil metros quadrados.
As altas temperaturas, a baixa umidade do ar e a escassez de chuvas típicas deste período do ano contribuem para o alastramento rápido das chamas, o que exige ação ágil e coordenada dos agentes. Apesar dos riscos, as equipes conseguiram conter os incêndios, evitando maiores danos ao meio ambiente e à população.
A Defesa Civil alerta: atear fogo em qualquer tipo de vegetação é crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A pena para quem provocar esse tipo de incêndio pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa.
Além de degradar o meio ambiente, os incêndios impactam a fauna, a flora e colocam em risco a saúde de moradores, podendo gerar problemas respiratórios e agravar doenças já existentes. A fuligem e a fumaça ainda prejudicam a visibilidade no trânsito e ameaçam áreas residenciais próximas.
A população pode e deve colaborar. Ao identificar qualquer foco de incêndio ou ação suspeita, o cidadão pode denunciar pelo telefone 153, canal direto da Guarda Civil Municipal.