22 DEZ 2022
PLANEJAMENTO E GOVERNO
IBGE LANÇA DISQUE- CENSO 2022
A Prefeitura Municipal de Aparecida informa a todos os munícipes sobre a importância da participação para o preenchimento dos dados para a pesquisa do Censo Demográfico 2022.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de agosto a outubro deste ano, estava realizando a pesquisa do Censo Demográfico 2022 em todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional.

A pesquisa estatística é considerada a mais importante no Brasil, sendo a participação de todos indispensável. Logo que, os dados coletados pelo Censo Demográfico são fundamentais para que as entidades do Governo possam atuar e elaborar políticas públicas. Além disso, tais recursos podem ser utilizados pelo IBGE para trabalhos acadêmicos, organização de planos estratégicos em empresas privadas. Ou seja, o Censo é um trabalho significativo para o país.

Caso você não tenha sido contatado presencialmente pelos recenseadores, você poderá solicitar a visita de um representante da Instituição via telefone por meio do "Disque Censo".

Como funciona o "Disque Censo"?

Ao discar o número "137", o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

O intuito é constituir uma única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Para mais informações sobre o Disque Censo, acesse: https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html

Fonte: Subsecretaria Municipal de Comunicação