22 NOV 2022
DEFESA DO CIDADÃO
PROCON Aparecida orienta sobre a BLACK FRIDAY!
RECOMENDAÇÕES:
É necessário que os consumidores realizem pesquisas de preço, avaliem os valores de frete e juros, em caso de parcelamento e na compra realizada pela internet, o consumidor deve estar em alerta para a existência de sites falsos ou que oferecem ofertas enganosas.

CUIDADOS NECESSÁRIOS:
Os dados do fornecedor, devem ser analisados antes de qualquer compra, devem ser observados também se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias, são medidas importantes. O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não devendo clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

PAGAMENTO:
Ao realizar o pagamento de uma compra por meio de boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento , como o nome da empresa, data, o CNPJ etc. No caso de pagamento via Pix, o destinatário deve ser conferido.

PRAZO DE ARREPENDIMENTO:
Em relação ao Prazo de arrependimento é direto previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado de nenhum valor e deve registrar um pedido de cancelamento por escrito.

PROBLEMAS COM A COMPRA:
Caso haja Problemas com a compra, o consumidor que após sua compra tiver problema no atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua reclamação, se não for solucionado, pode procurar este Procon, No seguinte endereço: Rua Professor José Borges Ribeiro, nº 167, Centro, Aparecida – SP, CEP: 12570-013; Telefones: (12) 3104-4021 ou (12) 3104-4000 ramal 4030 ou no E-mail: procon@aparecida.sp.gov.br.