06 SET 2022
PLANEJAMENTO E GOVERNO
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
TURISMO
PARCERIA ENTRE PREFEITURA E FORÇAS POLICIAIS RECEBE O NOME DE OPERAÇÃO PADROEIRA 2022

Na última sexta-feira (02), a Prefeitura de Aparecida realizou uma Coletiva de Imprensa para informar os métodos e táticas de segurança para a Operação Padroeira 2022.

Devido o fluxo de visitantes no município que aumenta consideravelmente, no período que antecede a Novena e Festa da Padroeira até o mês de dezembro, tendo vista a previsão de 2 milhões de turistas apenas para os meses de setembro e outubro, a Operação propõe táticas de comunicação e o aumento efetivo de segurança na cidade.

“Nossa cidade precisa dessa atenção e por este motivo estamos unindo reforços com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e o CONSEG”, afirmou o Prefeito Luiz Carlos de Siqueira (Piriquito).

Os trabalhos serão realizados da seguinte forma:

PRF

De acordo, com Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Márcio da Silva Santos, a PRF tem estudado nos últimos meses, recursos por meio da tecnologia para contribuir com a segurança e o bem-estar dos visitantes, durante as peregrinações realizadas nas rodovias. No qual está sendo desenvolvido um aplicativo aos peregrinos que estão a caminho da cidade, trazendo serviços como botão pânico e acompanhamento em tempo real do peregrino até seu destino.

PM

Segundo o Coronel da Polícia Militar, Carlos Henrique Lucena Folha a Operação está sendo planejada há algum tempo, por meio de um planejamento e preparação dos oficiais. Além disso, em comparação ao ano passado, o número de viaturas dobrou para maior cobertura operacional da Região.

Durante o pré e pós período de festa, em torno de mil e novecentos policiais militares auxiliarão a Operação. A cidade também contará com o destacamento da Polícia Montada, permanecendo não apenas aos finais de semana, mas durante todos os dias semanais para patrulhamento.

Polícia Civil

A Delegada da Polícia Civil, Dra. Cristiana Corrêa de Freitas, destacou que devido o alto número previsto de visitantes, uma Base Móvel será posicionada na cidade onde atuará para a efetuação de boletins de ocorrência e orientação dos turistas.

Além de reforçar os plantões policiais de forma intensiva, a cidade espera equipes operacionais da Capital.

GCM

O Secretário de Segurança Pública e Trânsito e também Comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Bento, ressaltou que com as novas viaturas, com a chegada dos novos equipamentos e de treinamentos especializados a GCM estará preparada para colaborar com a Operação. O Comandante explica que a Guarda estará posicionada em torno do Santuário Nacional, nas principais entradas da cidade e também nos pontos de apoio, junto aos voluntários, para receber os romeiros que vierem em peregrinação, além do trabalho desenvolvido no trânsito e atendimento de denúncias.

FISCALIZAÇÃO

O Secretário de Indústria e Comércio, Fábio Moreira, ressalta que o número de agentes de Fiscalização será aumentando para ações mais intensivas.

Além disso, a Fiscalização já está atuando por meio de reuniões com os hoteleiros para orientar os peregrinos sobre o uso da pulseirinha de identificação e um carro de som está sendo utilizado para alertar os turistas sobre os malhadores de fitinhas e a comercialização clandestina pelos vendedores de trufa e demais objetos.

CONSEG

A Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Josiane Arneiro de Almeida falou sobre a parceria deste ano:

“Aparecida enfrenta um problema crônico causado pelos malhadores de fitinha e vendedores irregulares de trufas que aproveitam da religiosidade para enganar e prejudicar nossos turistas. É necessário essa força tarefa para termos um excelente 12 de outubro seguro”.

A partir desta semana, cartazes com orientações e avisos de cuidados e segurança serão colocados em hotéis e comércios. Além de faixas que serão fixadas nos principais pontos da cidade com alertas aos visitantes. A meta é reforçar e integrar a segurança de todos, devido ao grande movimento de turistas.

E como a época é de festividades, a Secretaria de Turismo apresentou o cronograma inicial do projeto “Aparecida, que alegria estar aqui!”.

Um evento repleto de atrações musicais com artistas regionais e atividades culturais, entre os dias 07 e 16, 22 e 23 de outubro.

Uma parceria entre as demais Secretarias como forma de comemorar o retorno do turismo na cidade.

A Prefeitura de Aparecida reforça seu compromisso com a população e com os devotos de Nossa Senhora que com alegria e fé visitam a cidade.

06/09/2022
OPERAÇÃO PADROEIRA - 2022