18 MAR 2020
GABINETE
Campanha da Fraternidade 2020 aborda a importância da vida e preservação ambiental
Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, a campanha convida a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida

Todos os anos, durante o período da Quaresma, a Igreja Católica traz diferentes reflexões à sociedade por meio da Campanha da Fraternidade. Em 2020, o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” busca promover a conscientização para o sentido da vida como dom e compromisso, abordando as relações de cuidado entre as pessoas, dentro da família, comunidade, sociedade e no planeta, de uma forma geral.

Com foco nos âmbitos pessoal, social, comunitário e ecológico, a campanha convida ao exercício de um olhar de compaixão voltado para as diferentes realidades e dificuldades vividas pelo próximo.

Dom Orlando Brandes, Arcebispo na Arquidiocese de Aparecida, detalha, em seu artigo intitulado “Fraternidade e Compaixão”, a definição prática deste olhar diferenciado que a Campanha da Fraternidade busca:

“A compaixão rompe com a indiferença e se compromete com o outro. Não olha a etnia, a religião, a orientação sexual, nem se o outro é antipático, inimigo, olha sim, o bem do outro. Não é um olhar de dó, comiseração, pena, é um olhar compassivo que reconhece a dignidade de cada um e procura resgatá-la. Compaixão e misericórdia são gêmeas, porque ambas são amor visceral que padece com o outro, estremece o coração e se comove”, escreve Dom Orlando no primeiro parágrafo de seu texto.

Utilizando o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, o cartaz oficial lançado pela campanha traz uma figura que remete à Irmã Dulce, cercada de pessoas no Pelourinho baiano. De acordo com o secretário executivo de Campanhas da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Padre Patriky Samuel Batista, a imagem transmite a mensagem de que vida doada é vida santificada e de que a vida é um intercâmbio de cuidado.

Além do sentido social e humanitário, a Campanha da Fraternidade 2020 também chama a atenção para a necessidade de preservação dos recursos naturais, essenciais para a vida. Diante de um cenário em que a exploração ambiental desenfreada tem resultado em catástrofes que ferem a vida em seu estado mais puro, a CNBB chama a atenção para a importância dos cuidados com a natureza.