23 ABR 2020
Boletins epidemiológicos garantem manutenção da saúde no município
Ferramenta utilizada pela saúde dá um panorama da situação atual na localidade

Quando um assunto de saúde pública ganha o noticiário, e dele são necessárias atualizações diárias ou corriqueiras, é aí que aparecem os boletins epidemiológicos.

Os boletins são uma ferramenta que garantem a visão do município frente a um agravo a saúde. “No Boletim Epidemiológico são publicadas descrições de monitoramento de eventos e doenças com potencial para desencadear emergência de Saúde Pública.  Eles são de caráter técnico científico e são confeccionados com dados numéricos e com informações coletadas através dos estabelecimentos de saúde e Secretaria Estadual de Saúde”, explica Lidiane Costa, assessora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Aparecida.

A função dos Boletins Epidemiológicos é fornecer um panorama municipal atualizado. Os dados refletem situações que necessitem de atuação das equipes de saúde e possíveis planejamentos para contenção ou eliminação da evolução de um agravo. “Esclarecemos ainda que alguns agravos dependem de resultados de laboratório  para sua divulgação e que por vezes demanda dias para liberação. Os exames serão realizados de acordo com protocolos e recomendações nacionais. Cada agravo segue uma rotina que determina quem será submetido aos exames e quando”, esclarece a assessora. Um exemplo são os exames realizados para testagem da covid-19, que tem levado um tempo maior pela demanda atual no estado de São Paulo e para que a análise seja feita da forma correta seguindo critérios para realizações desses exames.

“A Vigilância em Saúde se coloca à disposição para esclarecimentos e solicitamos o apoio da população no combate a covid19. E pedimos também reforços nos cuidados contra a dengue, afinal os focos continuam, e os casos não param de aparecer em nossa cidade. Por isso é importante receber nossos agentes de endemias para monitoramento, assim combatermos mais esse mal”, conclui Lidiane Costa.

Fonte: Felipe Melo - Departamento de Comunicação Social