A Defesa Civil Municipal de Aparecida contará, em breve, com um importante reforço em sua frota. O Governo do Estado de São Paulo confirmou o compromisso de destinar ao município um caminhão-pipa zero quilômetro, com capacidade para 12 mil litros de água.
A conquista é fruto de um compromisso assumido pela Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil do Estado, visando o fortalecimento das ações de proteção e resposta a emergências na região. O novo equipamento permitirá que a cidade tenha uma estrutura muito mais robusta para enfrentar, especialmente, os períodos de estiagem e situações críticas de queimadas.
Planejamento e Segurança
A chegada do veículo, já garantida pelo Estado, representa um salto na capacidade operacional da prefeitura. Com o reservatório de 12 mil litros, a Defesa Civil poderá realizar com maior eficiência:
– O combate a focos de incêndio em apoio ao Corpo de Bombeiros;
– O abastecimento emergencial de água em áreas desassistidas;
– Ações de prevenção e mitigação de danos em períodos de seca.
A prefeitura segue acompanhando os trâmites para a entrega oficial do veículo, que passará a integrar o patrimônio da cidade assim que chegar à sede do município.