A Defesa Civil de Aparecida está, provisoriamente, atendendo chamadas pelo telefone 153, o mesmo da GCM da cidade.
Esses telefones podem ser acionados em qualquer situação emergencial, porém, muitas pessoas em uma situação desconfortável, acabam dificultando o atendimento e o acionamento das equipes de emergência. Abaixo, seguem algumas dicas que devem ser utilizadas, tornando o socorro mais rápido e eficiente.
Ao telefonar:
Fique calmo – Caso o munícipe esteja nervoso, a comunicação pode ser prejudicada e o entendimento do caso mais demorado, atrasando, assim, o acionamento da equipe.
Identifique-se fornecendo o nome e o telefone de contato – Assim que o atendente receber a ligação, de imediato, informe seu nome e o telefone para contato. Caso a ligação seja perdida, o atendente terá condições de retornar a ligação para o munícipe.
Diga exatamente o que está acontecendo – É primordial que seja informado o que realmente esteja acontecendo no local para que seja determinado o nível de emergência da ocorrência.
Informe se há vítimas. Havendo, forneça precisamente o número de pessoas – Fornecendo o número exato de pessoas, o atendente aciona o número de equipes necessárias para o atendimento.
Forneça corretamente o endereço e, se possível, uma ou mais referências – Quanto mais precisa for a localização passada, mais rápido a equipe chegará ao local. Por isso, informe o maior número de referências possíveis e o endereço, com numeral, corretamente.