Foi lançado nesta quarta-feira (22), no auditório Cláudio Anísio em Aparecida, o Pacto para Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico Raciais e Quilombola (PNEERQ). Coordenado pela Diretoria de Ensino de Guaratinguetá e sediado pela Prefeitura Municipal de Aparecida, 17 Secretários Municipais, Prefeitos, agentes públicos e Presidentes de Coletivos negros da Região, conheceram a Política Nacional as ações previstas para o ano de 2025.
As redes da Educação que aderiram a esta política preencheram o Diagnóstico de Equidade Racial na Educação Escolar e agora deverão planejar e desenvolver ações que garantam a formação de professores ,incentivem práticas inclusivas e transformem nosso cenário educacional.
Até 2027, o MEC vai investir, por meio da PNEERQ, R$ 1,5 bilhão em 7 eixos de atuação, impactando, assim, 5.570 municípios de todo o país.
A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) tem como objetivo a implementação de ações e programas voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo na educação brasileira.