30 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
PREFEITURA DE APARECIDA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO SISTEMA E-DAT E DO APLICATIVO PRF PEREGRINO

Na última quinta-feira (29), a Prefeitura de Aparecida participou de um evento no Santuário Nacional para o lançamento do Sistema de Declaração de Acidentes no Trânsito “E-DAT” e do aplicativo “PRF Peregrino”.

Com a chegada do mês de outubro, devido a festa da Padroeira do Brasil, a cidade de Aparecida recebe um aumento considerável de visitantes. No qual, é fundamental o reforço da segurança pública e de recursos para auxiliar aos turistas e reforçar os cuidados no trânsito.

Diante disso, a Prefeitura de Aparecida por meio da parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Rodoviária Federal disponibiliza o Sistema Online para Declaração de Acidentes de Trânsito (E-DAT) em vias municipais. Desde que o acidente não tenha vítimas com algum ferimento, não esteja envolvido em crime de trânsito, vazamento de produtos químicos, dano ao meio ambiente e próprios públicos, envolvimento de veículos oficiais e acidentes com mais de cinco veículos.

Deste modo, as pessoas poderão formalizar a ocorrência sem a necessidade da presença da autoridade competente. A GCM orienta, em caso de acidente de trânsito, os envolvidos peguem todos os dados possíveis dos veículos, e dos condutores e/ ou outros participantes da ocorrência.

Além disso, o lançamento do aplicativo “PRF PEREGRINO” que está disponível para os dispositivos Android e iOS, que oferece diversos serviços como as principais rotas de interesse, pontos de apoio, restaurantes, rede hoteleira, informações sobre as condições da rodovia, ocorrência de acidentes, condições climáticas, entre outras funções. Com o objetivo de promover a segurança e o conforto aos visitantes de forma inovadora e de fácil acesso.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Municipal, Luiz Carlos de Siqueira (Piriquito), o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Pe. Carlos Eduardo Catalfo, o Diretor-Geral da PRF e Inspetor Silvinei Vasques, o Superintendente da PRF em São Paulo e Inspetor Antonio de Miranda, diversas autoridades e representantes de instituições que compuseram a mesa de honra.

O intuito do evento foi a integração entre as Instituições que, de forma planejada, conseguem realizar uma prestação de serviço mais eficiente e de maior alcance para a sociedade.