30 JUN 2022
SAÚDE
SAÚDE EM AÇÃO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM COMBATE A DENGUE E ESCOPIÃO NO MUNICÍPIO
A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Saúde, continua realizando nas escolas da Rede Municipal, orientações e os cuidados e prevenção do mosquito da Dengue e em casos de escorpião.

O trabalho realizado pela equipe de Endemias tem como objetivo orientar os alunos de como optar por hábitos responsáveis contra a Dengue e como proceder quando encontrar um escorpião. Além de introduzir os requisitos de prevenção à propagação do mosquito, e quais formas de prevenir que o escorpião seja induzido às residências.

Medidas de Prevenção contra a DENGUE:
• Eliminar focos de água parada, como Cobrir caixas d’água, piscinas, e utensílios com água parada;
• Usar telas nas aberturas dos ralos pias e tanques;
• Atente-se aos vasos de plantas;
• Amarrar bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais;
• Não jogue lixo em terrenos baldios;
• Utilizar o uso de repelente;

Medidas de Prevenção contra ESCORPIÃO:
• Manter quintais e jardins limpos, não acumulando folhas secas, lixo e entulho;
• Remanejar periodicamente materiais de construção que estejam armazenados;
• Colocar lixo em sacos plásticos fechados para evitar outros animais peçonhentos;
• Limpar periodicamente ralos de banheiro cozinha e caixas de gordura;

Em caso de acidente com escorpiões (um ou mais dos sintomas que podem surgir):
1. Dor intensa no local da picada que se espalha por todo o membro;
2. Náuseas, vômito e salivação intensa;
3. Dificuldade respiratória e dor no peito;

O que fazer:
1. Lavar gentilmente o local da picada com água e sabão usar compressas mornas ajuda no alívio;
2. Procurar imediatamente o serviço médico mais próximo;

A Secretaria de Saúde ressalta que está disposta a auxiliar em todos os métodos cabíveis, mas é essencial a participação de todos.