27 FEV 2020
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
Guarda Civil de Aparecida investe na capacitação de agentes e modernização da frota
O efetivo atua na segurança e defesa do cidadão

Em relação a capacitação dos 48 agentes que atuam na Guarda Civil, o secretário informou que estão sendo preparados novos cursos de aperfeiçoamento em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e outras Guardas. Além disso, Francisco Chagas destacou um convênio que deverá ser assinado com a Polícia Rodoviária Federal para ministrar cursos de especialização aos agentes da Guarda Civil de Aparecida no Centro de Treinamento da PRF em Cachoeira Paulista. O Secretário falou ainda sobre o Plano de Carreira da categoria, que está sendo analisado pelo Jurídico da Prefeitura e, em breve, será enviado a Câmara Municipal para apreciação e votação.

Entre as muitas atividades realizadas pela Guarda Civil, o secretário de Segurança Pública e Trânsito lembrou o projeto que já existe há 11 anos na cidade e que oferece aulas nas escolas de Aparecida. A equipe que trabalha nesse projeto foi reformulada e hoje atende cerca de 300 crianças do município.  Conforme a lei 3.022, a Guarda Civil atua em qualquer tipo de serviço de segurança e defesa do cidadão. Nesse sentido, realiza rondas em todas as escolas e prédios públicos da cidade, faz a fiscalização, orientação e organização do sistema viário do município e trabalha em conjunto com os demais órgãos de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Eduardo Miranda

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024