04 AGO 2021
SAÚDE
Butantan lança laboratório itinerante e Aparecida é a 1º cidade do estado a receber o projeto
Batizada como Lab Móvel a ação tem como objetivo acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos, além de rastrear variantes da Covid-19. Oficialmente o projeto vai ser lançado na próxima sexta- feira (06) em Aparecida.

O Contêiner que vai ficar instalado na Praça Padre Vitor Coelho de Almeida (Praça Kennedy), durante uma semana, vai contar com o trabalho de 4 profissionais que realizarão análises das 08h às 17h. Segundo informações divulgadas pelo Instituto Butantan um equipamento interno vai funcionar 24 horas para, justamente, fazer o sequenciamento do que for coletado.

É importante destacar que no local não serão colhidos os exames, o caminhão itinerante tem por finalidade fazer as análises do que é recebido pelos Centros de Enfrentamento a Covid-19. Além de Aparecida, exames feitos em Guaratinguetá, Potim e Roseira serão encaminhados para o Lab Móvel  na intenção de que os resultados já estejam nos próprios Centros em 24 horas.

Ainda de acordo com o Butantan, foi verificado que a região possuí uma demora em relação ao tempo de espera pelos resultados dos exames e Aparecida foi  escolhida para o lançamento devido a referência que a cidade tem não só para o Brasil, como fora do país, é em Aparecida que está o maior Santuário Mariano do Mundo. Deste modo, a cidade vai ser informada sobre a incidência do problema para que a vigilância epidemiológica municipal possa trabalhar, de forma eficiente, na retomada do turismo.

O Lab Móvel ainda vai funcionar com a intenção de fazer um trabalho de aproximação junto a comunidade e as escolas. A Rede Municipal de Ensino vai ser convidada a trazer os alunos para que conheçam como funciona um laboratório. A ideia é que o contêiner itinerante também seja uma referência não só de conscientização da importância de se fazer esse tipo de exame, como também uma ferramenta educacional. Para isso ele conta com dois vidros que permitem as pessoas do lado de fora acompanharem todo o processo de análise.

Autor: Talita Galvão