A partir do dia 12 de julho Estados e municípios podem vacinar contra a gripe, além dos grupos prioritários, toda a população acima dos seis meses de idade.
O objetivo do Ministério da Saúde, em ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos, é reduzir os casos graves de gripe, que segundo o governo pesam o sistema de saúde.
A campanha conta com mais de 80 milhões de doses da vacina.
Público-alvo
Para quem faz parte do público-alvo e ainda não foi se vacinar, o Ministério da Saúde reforça a importância de se proteger contra a gripe.Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público-alvo, que foi contemplado em três etapas.
Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Covid-19 x Influenza
As pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19 e fazem parte do público-alvo da campanha da gripe devem esperar por um período de 14 dias entre uma dose e outra. Quem ainda não se imunizou a orientação é de que se priorize a dose contra o novo coronavírus, ou seja, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, devem primeiro tomar a vacina contra o coronavírus para posteriormente serem imunizadas contra Influenza.
Em Aparecida a imunização contra a gripe é feita em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira. O período das 08h às 12h ficou reservado para a vacinação das crianças. Já o período das 12h às 17h acontece a imunização dos adultos.