10 MAR 2020
Especial Mulheres que Inspiram
Uma homenagem da Prefeitura de Aparecida ao Mês da Mulher

Uma das áreas mais importantes na sociedade, a Saúde exige atenção especial de quem dedica a vida para cuidar de outras vidas. Na Prefeitura de Aparecida, mais especificamente no ambulatório destinado à Saúde da Mulher, Leilane Mayse Boueri Elache se destaca como um destes exemplos de dedicação e amor pela nobre vocação de zelar pelo próximo.

Trajetória

Nascida em Aparecida, a Enfermeira que atua na área há mais de 30 anos, trocou a Arquitetura pela profissão que se tornaria parte fundamental de sua vida:

“Eu comecei a fazer arquitetura, que também é uma arte, e sempre fui muito dedicada, gosto de dar atenção às pessoas, à família, sou muito tranquila e Enfermagem era algo que praticamente não tinha por aqui. Eu me formei em Taubaté, na Universidade de Taubaté, em 83. Na época quase não havia enfermeiras e desde então trabalho na área”, relembrou Leilane.

Com uma longa trajetória profissional, ela acumula passagens pela Basílica e Senac, onde leciona há quase três décadas no curso de Enfermagem. Desde 2006, passou a se dividir entre as atividades na Instituição de Ensino e as funções na Prefeitura de Aparecida.

“Prestei concurso na época, porque sempre trabalhei por contrato, por CLT, e na época eu até tinha passado em outros concursos, mas meu foco não era trabalhar como concursada em outros municípios, porque eu gostava da atenção básica. Quando apareceu a oportunidade de prestar o concurso para trabalhar na cidade em que nasci, com o que eu gosto, decidi fazer e passei”.

Amor à profissão

Habituada à rotina de contato com o público, Leilane chama a atenção para a importância do olhar humanizado no atendimento na área de Saúde:

“A minha formação já era com o olhar humanizado. Então, o que hoje o SUS fala sobre humanização, na nossa formação, a gente já tinha esse perfil, de olhar a pessoa como um todo. Depois eu acho que isso foi se perdendo, com a tecnologia, os novos recursos. Na nossa época, não tínhamos tanta tecnologia, então nós usávamos esse olhar, que eu utilizo até hoje. Eu tento ver a pessoa como um todo, entender as necessidades dela, não só a questão da queixa dela, porque essa é minha formação”, explicou a Enfermeira.

Após tantos anos atuando na área, em diversos locais diferentes, Leilane revela o segredo para seguir motivada e realizar seu trabalho com a mesma dedicação dia após dia:

“Temos que gostar do que fazemos. Aqui é um lugar que eu realmente gosto de vir,então criamos um ambiente muito bom entre os funcionários, o que é muito importante. Quando você faz o que você gosta, acaba adquirindo conhecimento, pelo interesse. E o interesse é importante para conseguirmos melhorar”.

Família

Fora da Prefeitura, ela se mostra bastante ligada à família, que a própria Leilane define como seu alicerce: “A família para mim é tudo. Graças a Deus eu tenho pai e mãe, meus alicerces. Desde pequena aprendi que família é importante. Aprendi a dividir, a respeitar o espaço do próximo. Tenho duas filhas, uma ainda faz faculdade e a outra já se formou. As duas são muito dedicadas, super inteligentes, estão acostumadas com o exemplo em casa”.

Mulher: dedicação e força na sociedade

Apesar de todo o sucesso na carreira, Leilane mantém a simplicidade e se torna um exemplo para muitas outras mulheres, que lutam dia após dia por igualdade:

“A mulher sempre foi mais prejudicada, porque até hoje ela trabalha mais do que o homem e ganha menos. Eu acho que a mulher é muito dedicada no que faz e tem aquele perfil de cuidadora, que já é próprio da mulher. Em tudo o que faz, a mulher se coloca por inteira. E a mulher tem que provar sua competência muito mais do que o homem. Além de que a mulher abraça o mundo, faz muitas coisas ao mesmo tempo e nunca fala não para um desafio, sempre busca mais”, afirmou a Enfermeira.

Luis Felipe Pereira

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024