11 MAR 2020
Especial Mulheres que Inspiram
Uma Homenagem da Prefeitura de Aparecida ao mês da Mulher

Vicentina Pires de Oliveira dos Santos tem 69 anos, trabalha a muitos anos como Monitora de Costura e Moda no Centro de Ensino Profissionalizante (CEMEP).

O amor pela costura transparece no brilho de seu olhar ao contar sobre sua trajetória. Desde jovem gostava de costurar e foi em São Paulo que fez o primeiro curso profissionalizante de modelagem.

Mesmo aposentada, ela continua atuando na área e conta que não consegue ficar parada. Gosta de sair, cuidar da casa, é devota de Nossa Senhora Aparecida e participa ativamente na comunidade como Ministra da Eucaristia. Além de costurar as toalhinhas da igreja.

“Eu não consigo me ver fora do meu trabalho”, afirma Dona Vicentina.

Amor pela Profissão:

A profissão serve como uma terapia para ela, pois ao ser questionada sobre o que gosta de fazer nas horas vagas, Dona Vicentina conta que prefere a costura do que os afazeres da casa.

“Eu tolero serviços de casa e cozinho, mas o que eu gosto mesmo é de costurar”, afirma Dona Vicentina.

A dedicação pelo trabalho é traduzida no resultado final de cada peça que ela produz. Dona Vicentina conta a felicidade de trabalhar com o que gosta e que tudo deve ser feito com muito amor.

“A gente fica mais feliz porque toda vez que você faz o que gosta, você se sente satisfeito”, conta ela.

“Por ser artesanato tem que ser feito com amor. Você tem que colocar o seu coração”, completa.

Após muitos anos ensinando e passando todo seu conhecimento para as pessoas, ela relembra de uma ex-aluna que cursou faculdade de Moda e se especializou em prática de costura com ela.

“Essa menina que foi minha aluna trabalha até hoje com costura e tem um ateliê também”, lembra Vicentina.

Fé:

Sempre ativa na comunidade, Dona Vicentina é ministra da Eucaristia na Vila Mariana, bairro onde mora. Aos sábados ela visita os doentes para entregar comunhão e participa da missa na igreja de seu bairro. O trabalho está presente em todas as suas atividades.

“Eu que lavo, passo as toalhinhas, faço novas. As alfaias e os corporais, todas as que ficam perto de Jesus”, afirma Dona Vicentina.

Mensagem:

Quero falar para todas as meninas que ainda são jovens para elas procurem aprender não só a costura mais outras coisas também. A juventude é o melhor momento para aprender alguma coisa”, finaliza Dona Vicentina.

Bárbara Amaral

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024