11 NOV 2020
Análise de Densidade Larvária prevê epidemia de dengue no início do ano
Trabalhos foram feitos ao longo de todo o mês em todos os bairros da cidade

A Análise de Densidade Larvária (ADL) realizada pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, em parceria com a SUCEN de Taubaté durante o mês de outubro lança um alerta para a infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em toda a cidade, em especial nos bairros de São Geraldo e Santa Rita. No geral, a ADL foi de 3,4 pontos no IB (Índice Breteau), o que indica possibilidade de epidemia.

O índice normal ou de tranqüilidade deve ser entre 0 e 1, acima do nível de 1,5 há risco de epidemia e como Aparecida registrou índice de 3,4, o município está a caminho de uma epidemia no início do ano.

A Secretaria de Saúde de Aparecida reforça, junto à população, a necessidade de conscientização, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Para isso é preciso manter os imóveis e quintais sempre limpos e sem possíveis focos do mosquito, além de autorizar a entrada dos agentes de endemias nas residências para controle e verificação.

Durante a ADL do mês de outubro foram coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade. Foram vistoriados 178 quarteirões. E verificou-se que houve aumento o número de larvas do mosquito nos bairros de São Geraldo e Santa Rita.