09 OUT 2020
Saúde se prepara para a Festa da Padroeira com ações junto aos turistas
Eduardo Gois/A12.COM
Pontos de apoio irão focar na recepção das pessoas que chegam a pé à cidade

A Festa da Padroeira do Brasil em 2020 será diferente, afinal a pandemia do novo coronavírus impôs uma série de restrições a todo o mundo, e nos fez olhar com mais atenção e cuidado para nossa saúde.

Com isso, os milhares de turistas que passam por Aparecida no mês de outubro e principalmente na semana das comemorações em homenagem à Padroeira do Brasil poderão conferir algumas ações montadas pela Secretaria de Saúde para uma recepção segura, consciente e preventiva.

Criadas pelo Comitê Municipal de Crise, todas as atividades preveem levar aos turistas que passarem por Aparecida nos próximos dias, orientações e informações de como ter uma boa estadia na cidade e como diariamente em suas vidas se prevenirem da covid-19, zelando pelo seu bem-estar e também dos seus familiares.

Entre os dias 10, 11 e 12 de outubro, duas ambulâncias e mais o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estarão à disposição para atendimento 24 horas. No dia 12, dia da Padroeira, o Centro de Enfrentamento Covid-19 estará aberto o dia todo para atendimento, se necessário, além do Pronto Atendimento Municipal, que fica na Santa Casa de Misericórdia.

Pontos de Ação

Para um maior e melhor atendimento estarão espalhados pelo município Pontos de Ação.

Os pontos com Aferição de Temperatura ficarão:

PONTO 1 – circulação na Feira Livre, com a presença de cinco agentes de saúde, sempre das 8h às 17h.

PONTO 2 - montado e com circulação na Praça Nossa Senhora Aparecida (Centro Histórico), com a presença de três agentes de saúde, sempre das 8h às 17h.

Os pontos com atendimento de enfermagem ficarão:

PONTO 1 – Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com a presença de enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes de saúde e ambulância de suporte. Além de informações com servidores do Turismo. O funcionamento será sempre das 8h às 17h.

PONTO 2 – portal de entrada na Avenida Getúlio Vargas (BR-488), com a presença de enfermeiro e técnico de enfermagem, funcionando sempre das 5h às 13h.

PONTO 3 – Avenida Itaguaçu (Posto Itaguçu), com a presença de enfermeiro e técnico de enfermagem, sempre das 5h às 13h.

PONTO 4 – Avenida Padroeira do Brasil, com a presença de enfermeiro e técnico de enfermagem, sempre das 5h às 13h.

Fiscalização e limpeza

As atividades de preparo da cidade para recepção dos turistas têm início nesta sexta-feira (09) com limpeza de toda a região central pela Frente de Trabalho e lavagem desses locais pelo SAAE. Os serviços de varrição continuarão ao longo do fim de semana, nas regiões de maior fluxo de turistas, e sempre após o fechamento da feira livre e das lojas no centro histórico e Praça Dr. Benedito Meirelles. Também ocorrerá a lavagem das ruas e calçadas pelo SAAE. O serviço de higienização da feira livre continuará sendo realizado às 18h no sábado, domingo e segunda-feira.

A fiscalização da Secretaria de Indústria e Comércio estará nas ruas, com apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, além da Polícia Civil e do CONSEG Aparecida, com intuito de inibir a ação dos malhadores de fitinhas. Em diversos pontos do município, os servidores do Turismo e da Defesa Civil estarão orientando e informando a população.