09 OUT 2020
Outubro Rosa: Mamografia deve ser realizada no mês de nascimento do paciente
O procedimento deve ser feito neste período para que o tratamento seja realizado de acordo com a idade da pessoa.

O câncer de mama é a doença que mais afeta as mulheres no Brasil. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INC), em 2019 foram mais de 60 mil novos casos registrados da doença. Diante desse cenário o mês de Outubro é o período em que se intensifica a campanha de conscientização e apoio às vítimas.

A doença se manifesta em mulheres acima de 40 anos, mas pode afetar mulheres de 20 anos, por isso, a prática do autoexame é muito importante. Para o diagnóstico precoce do câncer de mama é realizada a mamografia que pode detectar alguma alteração no seio. Entretanto, esse tipo de exame deve ser feito no mês de nascimento do paciente para facilitar o tratamento.

“A mamografia deve ser feita no mês de aniversário do paciente para que o tratamento seja feito de acordo com a idade da pessoa. Muitas mulheres solicitam exame sempre em outubro, pois acreditam que é o período correto de ser realizado”, afirma a enfermeira Leilane Elache.

Vale ressaltar que o câncer de mama tem cura e seu tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. A melhor forma de prevenção da doença é ter uma vida saudável e também, acompanhamento médico anualmente, pois quanto mais rápido o diagnóstico maior é a chance de cura.

Confira abaixo os sinais de alerta:

COVIDIS (1)

Local: Aparecida / SP