17 MAR 2020
Especial Mulheres que Inspiram
Uma homenagem da Prefeitura de Aparecida ao Mês da Mulher

A busca pela realização de sonhos é um dos principais “combustíveis” que move a maioria das pessoas, levando-as a evoluir a cada dia. Adotando a dedicação e o foco como “lemas” de vida, Claudinéia Lourenço dos Reis e Marília Guimarães Ribeiro são exemplos desta luta para alcançar os objetivos, servindo como exemplo para representantes dos mais variados setores da sociedade.

Exercendo a função de escriturárias na Prefeitura de Aparecida, ambas atuam no setor de Recursos Humanos, e muito mais do que uma parceria como colegas de trabalho, construíram uma forte amizade.

Vida profissional

Claudinéia tem 33 anos e está há quatro na Prefeitura de Aparecida. Formada em Administração, passou pelo Tabelião de Notas da cidade antes de ingressar como servidora no Paço Municipal após a aprovação no concurso de 2014:

“Meu último emprego antes de entrar como servidora pública foi no Tabelião de Notas aqui de Aparecida, mas já sou “concurseira” faz um bom tempo e fiz esse concurso da Prefeitura em janeiro de 2014, referente ao edital de 2013. Neste tempo em que estou aqui, tive a oportunidade, na atribuição, de escolher trabalhar no RH, até porque sou formada em Administração e essa parte de gestão de recursos humanos faz parte da minha grade curricular. Queria ter uma experiência nessa área e já estou há quatro anos aqui”, conta Claudinéia.

Já Marília, atualmente com 42 anos, possui uma extensa trajetória que teve início na área comercial. Há cinco anos na Prefeitura de Aparecida, passou pelo Departamento de Trânsito e pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) antes de se fixar no RH:

“Trabalhei na área na área comercial, em uma loja, durante 16 anos, também atuei por bastante tempo como operadora de caixa. Depois desenvolvi tarefas em vários departamentos, fiquei dois anos na coordenação administrativa de uma empresa. Trabalhei em um escritório de contabilidade por uns dois ou três meses e depois passei no concurso da Prefeitura. Também demorei um tempo para ser chamada e já estou aqui há cinco anos. Passei pelo Departamento de Trânsito, PAT e atuo no RH há um ano”.

Dia a dia e aprendizado

Trabalhando em contato direto com os servidores públicos, Claudinéia e Marília sabem da importância de suas funções para que todos os procedimentos funcionem de forma correta dentro da Prefeitura:

“O trabalho é bem diversificado, mesmo estando no setor que é do RH, atendemos várias áreas, incluindo folha de pagamento, certidões, então nós atendemos pessoas de todos os níveis, de todas as graduações. O trabalho acontece em conjunto com os outros departamentos. Se um não funcionar, trava o outro”, destaca Marília.

Além da experiência profissional, Claudinéia também enfatiza o aprendizado diário e os momentos marcantes vividos durante sua trajetória:

“É um Departamento que exige muita responsabilidade, muita concentração, são vários servidores que nós atendemos. O contato com o servidor é muito gratificante para nós, porque onde nós estamos eles nos reconhecem, nos vêem na rua e tiram dúvidas. Para mim todos os dias são marcantes. A cada dia a gente passa por uma situação diferente, aprende algo diferente e acho que cada pessoa que passa por lá tem boas lembranças”.

Família

Fora da Prefeitura, as amigas possuem em comum uma forte ligação com a família, considerada por elas como a base para as pessoas que se tornaram:

“Relacionamento com a minha família é muito bom. Eu tenho meus pais, dois irmãos, uma de 31 anos e um irmão adotivo, um menino de 14 anos. Ele chegou em casa com poucos meses e quando completou um ano, minha mãe conseguiu a guarda dele . Os meus pais me deram uma boa base para ser quem sou, em questão de educação, tratar bem as pessoas, ser paciente”, conta Claudinéia.

“Moro com meu pai, minha irmã e meu irmão, os dois são solteiros e meu pai é viúvo, já que a minha mãe faleceu em 2002. Também tive uma boa educação, todo mundo trabalha em conjunto, com uma boa estrutura familiar”, completa Marília.

A mulher na sociedade

Exemplos de sucesso, Claudinéia e Marília destacam a importância da determinação e da coragem por parte das mulheres na sociedade atual. Para elas, a mulher não deve ter medo de arriscar e mostrar sua força no mercado de trabalho, aproveitando todas as oportunidades:

“Acho que a mulher é importante na questão das responsabilidades. Ela é muito competente para resolver as situações, para liderar. Eu penso que as mulheres devem aproveitar as oportunidades que surgem, não ter medo de realizar tal tarefa por achar que aquilo é para os homens”, afirma Claudinéia.

Sonhos e objetivos

A principal mensagem transmitida, por meio de palavras e atitudes, por Marília e Claudinéia, se relaciona diretamente com a busca pelos sonhos e metas. A motivação para alcançar os objetivos pessoais e profissionais, leva, muitas mulheres, assim como elas, a evoluírem e se reinventarem dia após dia:

“A mensagem que deixo é de buscar sempre os sonhos, tentar, nunca desistir de nada. O foco é nunca desistir, correr atrás do que quer, estudar, nunca parar e se realizar”, diz Marília.

“Fiquem firmes em suas metas, nos sonhos. Ter dificuldades, ter pessoas que vão criticar isso sempre vai ter, mas não deixem que isso os abale”, finaliza Claudinéia.

Luis Felipe Pereira