03 JUN 2020
Importância do descarte correto da máscara de proteção
Se descartadas incorretamente, o risco de contágio é alto, além do risco de contaminação de terceiros.

O uso obrigatório de máscara de proteção contra o vírus Sars-CoV-2 (novo coronavírus) tem gerado dúvidas em muitas pessoas. A maioria delas é sobre a forma correta de descartá-las. Segundo o Ministério da Saúde, por ser uma medida considerada essencial, o uso da máscara garante a proteção do sistema respiratório do indivíduo em diferentes ocasiões.

Além disso, sua eficácia está relacionada aos tipos de máscaras usadas e o que se quer prevenir. No caso do novo coronavírus ou covid-19, as máscaras descartáveis (e TNT), aquelas que se encontram em farmácias, e as de pano, são excelentes para a proteção e funcionam como filtro no momento da respiração, isso é o que aponta o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

Outra recomendação do Ministério da Saúde é a lavagem das mãos. E isso também tem tudo haver com o descarte correto da máscara, afinal, a orientação é que antes de manuseá-la o indivíduo esteja com as mãos higienizadas com água e sabão. E na hora do descarte sigas os seguintes passos:

- Coloque-a em um saco plástico e descarte no lixo do banheiro;

- Lave as mãos com água e sabão.

Máscara de pano

Neste caso, as máscaras de tecido devem ser desinfectadas frequentemente. Portanto, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária - orienta que não é permitido usá-las por mais de 3 horas no dia. Quando limitar o tempo, a recomendação é que haja a troca e higienização da antiga, que deve acontecer desta forma:

- Lave as mãos com água e sabão;

- Retire a máscara pelo elástico;

- Lave com água corrente e sabão neutro (separadamente de outras roupas);

- Deixe de molho uma solução de água com água sanitária, ou desinfetante equivalente, por 20 a 30 minutos;

- Depois, enxague bem, em água corrente;

- Deixe secar naturalmente (evite torcer);

- Passe a máscara com ferro;

- Guarde-a em recipiente fechado.

Vale ressaltar que, a solução com água sanitária é equivalente a 2,5% do produto misturado com água, por exemplo, você pode diluir 2 (duas) colheres de sopa do produto a cada 1 litro de água pura.

Em caso de perda de elasticidade ou qualquer danificação que exija o descarte, entenda que para este tipo de máscara, o descarte também é diferenciado, para que não haja contágio de terceiros. Siga os seguintes passos:

- Lave as mãos com água e sabão;

- Coloque-a em um saco plástico e descarte no lixo do banheiro;

- Lave as mãos com água e sabão.

Lixeira do banheiro

A lixeira do banheiro é considerada como “lixo comum”, aquele tipo de lixo que não contém material reciclável. Portanto, imagina-se que este lixo, não entrará em contato com terceiros. Outra forma de descarte é colocar a máscara em um saco branco, fechar bem, e levar até uma Unidade de Saúde do município, informando que quer descartar máscaras de proteção (o mesmo vale para luvas).

Fonte: Larissa Diamantino - Assessoria de Comunicação e Imprensa
Local: Aparecida / SP