14 MAI 2020
Unidades de Estratégia Saúde da Família realizam atendimentos via telefone
As unidades permanecem abertas, porém as equipes preocupadas com a saúde dos pacientes estão dando prioridade às consultas via telefone

Devido a Pandemia do novo coronavírus e a orientação para o isolamento social as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) optaram por modificar as consultas presenciais e domiciliares.

Conforme a recomendação do Ministério da Saúde com o intuito de evitar à disseminação do covid-19 as unidades através dos profissionais ACS (Agente Comunitário de Saúde) estão realizando os atendimentos via telefone. Dessa forma, os profissionais conduzem a consulta por meio de um questionário já formulado visando identificar as necessidades do paciente.

Porém, as visitas domiciliares permanecem para os idosos e também, aos pacientes que necessitam de atendimento presencial.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Elaine Costa o acompanhamento médico é essencial para a saúde da pessoa mesmo que o atendimento seja via telefone.

“O acompanhamento nos dá a segurança de que o paciente está sendo cuidado e que não abandou o tratamento. Além de orientá-los para o uso correto da medicação, como está a saúde psíquica, principalmente dos que já fazem o acompanhamento” afirma.

Vale ressaltar que, cada uma das unidades ESF definiu como serão realizadas as consultas e acompanhamento médico conforme a necessidade de cada paciente. Para saber como estão sendo realizados os procedimentos, entre em contato com a unidade mais próxima de sua residência.

Confira abaixo os telefones de todas das unidades:

ESF Ponte Alta – (12) 3105-9472

ESF Santa Luzia – (12) 3105-3600