Devido a Pandemia do novo coronavírus e a orientação para o isolamento social as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) optaram por modificar as consultas presenciais e domiciliares.
Conforme a recomendação do Ministério da Saúde com o intuito de evitar à disseminação do covid-19 as unidades através dos profissionais ACS (Agente Comunitário de Saúde) estão realizando os atendimentos via telefone. Dessa forma, os profissionais conduzem a consulta por meio de um questionário já formulado visando identificar as necessidades do paciente.
Porém, as visitas domiciliares permanecem para os idosos e também, aos pacientes que necessitam de atendimento presencial.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Elaine Costa o acompanhamento médico é essencial para a saúde da pessoa mesmo que o atendimento seja via telefone.
“O acompanhamento nos dá a segurança de que o paciente está sendo cuidado e que não abandou o tratamento. Além de orientá-los para o uso correto da medicação, como está a saúde psíquica, principalmente dos que já fazem o acompanhamento” afirma.
Vale ressaltar que, cada uma das unidades ESF definiu como serão realizadas as consultas e acompanhamento médico conforme a necessidade de cada paciente. Para saber como estão sendo realizados os procedimentos, entre em contato com a unidade mais próxima de sua residência.
Confira abaixo os telefones de todas das unidades:
ESF Ponte Alta – (12) 3105-9472
ESF Santa Luzia – (12) 3105-3600
ESF São Roque – (12) 3105-7765
ESF Vila Mariana – (12) 3105-5965
ESF Itaguaçu – (12) 3105- 8279
ESF Santa Terezinha – (12) 3015-7795
ESF São Sebastião- (12)3105-8730