24 ABR 2020
Novo site da Prefeitura está acessível para cegos e surdos

Hoje é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – Libras, data comemorativa prevista no projeto de lei (PL 6428/09) do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). A data foi uma reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição dedicada à causa das pessoas com deficiência auditiva, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Libras.

Na lei, o conceito de libras é descrito como forma de comunicação e expressão dessa comunidade. A Lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Entre elas, a inserção do curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira nas universidades públicas.

Design sem nome

O novo site da Prefeitura de Aparecida traz como ferramenta a leitura dos textos para as pessoas com algum tipo de deficiência, como a leitura em áudio, recurso que pode ser acessado logo acima do texto.

O novo site também possibilita a leitura do texto em libras. Para isso é preciso clicar no sinal das mãos ao lado direito da tela. Em seguida aparecerá a imagem de um boneco, depois é só selecionar o texto do que quer ler e pronto, a leitura começa a ser feita.

Design sem nome (1)

Fonte: Departamento de Comunicação Social