É muito importante realizar consultas e exames periódicos para prevenir e identificar alguma doença. Em muitos casos, quando a doença é diagnosticada logo no início, tem maior chance de cura.
Muitas mulheres não fazem acompanhamento médico anual. Diante disso, sofrem com doenças que em muitos casos, poderiam ser evitadas
Tenha uma vida mais saudável.
A Secretaria Municipal de Saúde possui uma unidade totalmente dedicada para a Saúde da mulher. Além, de sete unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Cuide de você e de sua saúde!
- Consulte periodicamente um ginecologista, uma vez ao ano;
- Confira sempre sua pressão arterial;
- Tenha controle de peso, pois a obesidade aumenta o risco de problemas cardíacos;
- Pratique exercícios físicos;
- Não fume;
- Atualize sua carteirinha de vacinação;
- Realize exames periódicos.
Câncer de Mama
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve através, de alterações genéticas. É um tipo de câncer muito comum em mulheres, acima dos 35 anos de idade. Sua incidência é rápida e pode levar a óbito. Por isso, o autoexame é muito importante para o diagnóstico da doença.
Sintomas do Câncer de Mama
- Caroço na mama, endurecido e indolor;
- Pele da Mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
- Mamilo (bico do peito) com alguma alteração;
- Pequenos nódulos embaixo dos braços (nas axilas) ou pescoço;
- Saída de líquido dos mamilos.
Autoexame
De pé em frente ao espelho observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas;
Em frente a um espelho levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas;
Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. Faça o mesmo procedimento com a mama esquerda;
Durante o banho, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita, estendendo até a axila. Repita o processo na mama esquerda.
Durante o toque, é importante procurar por deformações ou alterações no formato das mamas, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas ou secreções pelos mamilos. Mas, não significa que você está com câncer, caso apresente algum sintomas, porém é muito importante procurar um ginecologista o quanto antes.
Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é causado por uma infecção através do vírus HPV, que é transmitido sexualmente ou por contato direto com a pele. Se diagnosticado logo no início, o câncer pode ser ser curado em 100% dos casos. Já nas fases mais avançadas, em que o tumor cresceu para outras regiões do corpo, torna-se um risco, ocasionando dores, hemorragias, comprometimento renal e até a morte. O exame para detectar esse tipo de câncer é o papanicolau, que é simples, rápido e muito importante para a saúde íntima da mulher, pois detecta alterações no colo do útero.
O que é DST?
São caracterizadas como, doenças sexualmente transmissíveis que podem causar vários tipos de infecções, gerando diversas sintomas como, feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. É transmitida sexualmente com uma pessoa infectada, sem o uso do preservativo. Muitas mulheres infectadas podem não apresentar os sintomas de DST e por isso, pode gerar complicações graves como, infertilidade e câncer. Os principais tipos de DST são: AIDS, HPV, cancro mole, clamídia, gonorréia, doença inflamatória pélvica, sífilis, hepatites virais e Herpes. Por isso, o método mais eficaz para a prevenção dessas doenças é utilizar preservativo durante relações sexuais.
O que é AIDS?
Aids é a Síndrome da imunodeficiência humana que se manifesta após o vírus HIV infectar o organismo. O vírus ataca as células de defesa do corpo e o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, desde um simples resfriado até infecções mais graves. O diagnóstico é feito através de exame que pode ser realizado gratuitamente pelo SUS.