13 AGO 2018
Prefeitura inaugura na sexta monumento em homenagem a Pe. Vilela
Religioso foi um dos principais responsáveis pela construção da 1ª igreja para N.S.Aparecida no Morro dos Coqueiros

Na próxima sexta-feira, 17, a Prefeitura de Aparecida inaugura a estátua do Pe. José Alves Vilela na Praça Nossa Senhora Aparecida.

A inauguração acontece às 10h e marcará as comemorações alusivas aos 40 anos do Restauro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Padre José Alves Vilela, foi o grande responsável pela construção da primeira capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida no Morro dos Coqueiros.

O monumento, com altura de 5 metros e 40 centímetros em homenagem a Pe. Vilela, foi produzido pelo escultor José Roberto Leite (Beto Leite) com recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) estimado em R$ 30 mil reais.

Em função da importância de Pe. Vilela para o contexto histórico, cultural e religioso de Aparecida, a administração municipal presta esta homenagem com o objetivo de oferecer à população e aos romeiros, por meio de obras de artes, elementos que ajudem a compreender os aspectos históricos, religiosos e culturais da terra da Rainha e Padroeira do Brasil.

HISTÓRIA DE APARECIDA

Pe. José Alves Vilela, com a ajuda de alguns devotos, construiu no ano de 1740 uma pequena capela. Nesta capela acontecia a reza do terço e o cântico das ladainhas, embora não se celebrasse a Eucaristia.

Em 1743, Pe. Vilela fez um relatório dos milagres e da devoção do povo a Nossa Senhora Aparecida e enviou ao bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei João da Cruz para que ele aprovasse o culto e autorizasse a construção da igreja em louvor a Nossa Senhora Aparecida. A aprovação aconteceu em cinco de maio de 1743.

A igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, atual Centro Velho da cidade de Aparecida em terra doada pela viúva Margarida Nunes Rangel, com escritura passada em 6 de maio de 1744. A inauguração da igreja aconteceu em 26 de julho de 1745, dando origem ao Santuário de Aparecida.

No dia 25, a pequenina imagem foi levada em procissão à sua nova casa e colocada no nicho próximo ao altar. No dia seguinte aconteceu a primeira benção e a primeira missa na igreja.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024