A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na EMEI Dom Carlinhos o projeto “Afroinfância: história, herança e orgulho” que envolveu alunos da etapa I das turmas A e B e da etapa II em atividades voltadas para a ancestralidade e para a cultura africana.
As professoras das turmas da etapa l, Adriane Helena Barbosa e Débora Aparecida Silvério, conduziram junto às famílias dos estudantes a construção de uma árvore genealógica. A atividade visou a valorização da história familiar, promovendo momentos de diálogos em família e fortalecendo a identidade das crianças, que depois compartilharam suas histórias com os colegas de classe.
Os alunos da etapa ll, sob orientação da professora de arte Elaine Cristina Rocha, aprenderam sobre a história e o significado das máscaras africanas e o símbolo cultural que representam. Durante as atividades, as crianças, inspiradas pelo aprendizado criaram suas próprias máscaras, expressando criatividade e reconhecendo a importância da diversidade cultural.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento social e humano por meio de projetos que promovem inclusão, reconhecimento da diversidade e fortalecimento da identidade cultural desde a infância.