A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e a EMEF Integral Profª Maria Helena Camargo Lourenço Barbosa, realizou o projeto-piloto “A cidade que eu quero”, uma iniciativa voltada à conscientização ambiental e formação cidadã dos alunos do 1º ao 5º anos.
Durante a atividade, os estudantes foram convidados a refletir sobre a cidade em que desejam viver e expressaram suas ideias por meio de desenhos e maquetes. A ação teve como foco o estímulo à imaginação e ao senso de responsabilidade socioambiental desde a infância.
Como reconhecimento pelo envolvimento e dedicação, os alunos receberam certificados simbólicos de “Protetores do Meio Ambiente”, além de uma premiação especial. A programação do projeto ainda inclui uma visita guiada ao Parque Três Pescadores, no Santuário Nacional, onde as crianças terão uma aula prática de conservação ambiental no espaço conhecido como Refúgio das Aves.
A ação também marca o início da restauração paisagística da escola, reforçando o lema de que “uma cidade melhor começa em casa”. Os próprios alunos terão a missão de fiscalizar e cuidar da nova paisagem da unidade escolar, desenvolvendo, assim, o sentimento de pertencimento e de cuidado com o ambiente ao seu redor.
O projeto será gradualmente expandido para as demais escolas da rede municipal. Aquelas que aderirem e implementarem as práticas propostas receberão o selo “Escola Selo Verde”, concedido pela administração municipal.
A Prefeitura reforça que investir na Educação Ambiental é plantar as sementes de uma cidade mais consciente, sustentável e acolhedora para todos.