Nesse mês de junho, a Secretaria de Saúde de Aparecida, dedica suas atividades ao combate a violência contra o idoso. O “junho violeta” tem por objetivo, alertar para os diferentes tipos de violências. O Ministério da Saúde lançou a campanha “bem-estar não tem prazo de validade” uma forma de reforçar que o respeito deve ser aplicado em todas as fases da vida.
Por isso, já foram realizadas dinâmicas nas salas de espera dos ESFs: Itaguaçu, Santa Terezinha, Ponte Alta, São Sebastião e na EAP José M Amaral. Na última quarta-feira, 19, tivemos atividade física no Parque Mirante dos Ipês, e em seguida, uma palestra de conscientização em parceria com a Pastoral do Idoso.
Em todas as ações, são elucidadas as formas de violência para que as vítimas aprendam a reconhecer, e sobretudo, denunciar.
O cronograma segue até a próxima sexta-feira, 28.
24/06: A EAP J.A Amaral, a partir das 09h - caminhada até a Praça de São Benedito. Na praça, serão realizadas: aferição dextro, teste rápido e P.A, e uma aula de atividade física em parceria com o CAS São Geraldo.
25/06: ESF São Roque e ESF Santa Luzia – ação de conscientização nas salas de espera.
27/06: ESF Vila Mariana – ação de conscientização na sala de espera.
28/06: ESF Santa Rita – ação em parceria com a Pastoral do Idoso, na Praça Santa Rita.