LANÇAMENTO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA IMPLANTA APLICATIVO
PARA PREVENIR VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E CONTRA A MULHER
A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE APARECIDA, INTERIOR DE SÃO PAULO, LANÇA NESTA QUINTA-FEIRA (20/04/2023) O APLICATIVO "ESTÁ ACONTECENDO" PARA PREVENIR ATAQUES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E TAMBÉM CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER. O APLICATIVO FOI DESENVOLVIDO POR UM GRUPO DE PROGRAMADORES PREOCUPADOS COM OS VÁRIOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL. APARECIDA SERÁ PIONEIRA EM TAMBÉM ADOTAR ESSA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS PARA PERMITIR QUE DIRETORES E PROFESSORES POSSAM ACIONAR A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE APARECIDA POR MEIO DE APENAS ALGUNS CLIQUES.
O DISPOSITIVO PARA AJUDAR AS MULHERES JÁ É ADOTADO EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E RESULTOU EM CASOS REAIS EM QUE AS VÍTIMAS CONSEGUIRAM SE LIVRAR DE SITUAÇÕES DE RISCO.
EM APARECIDA, A INICIATIVA FOI DO COMANDANDANTE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL, MARCELO GIOVANI BENTO, QUE EM 2020 VIU UMA REPORTAGEM SOBRE O APLICATIVO EM OUTRA CIDADE E TENTOU TAMBÉM TRAZER PARA APARECIDA. DESDE ENTÃO, O MUNICÍPIO FOI CRIANDO MECANISMOS PARA MELHORAR A PROTEÇÃO ÀS MULHERES E, FINALMENTE, PODER IMPLANTAR ESSA FERRAMENTA. FOI NECESSÁRIA A ASSINATURA DA LEI MARIA DA PENHA EM APARECIDA, EXIGINDO RECURSOS E ATENDIMENTO ESPECÍFICOS PARA MULHERES QUE PRECISAM DE PROTEÇÃO ESPECIAL, COMO MEDIDA PROTETIVA. APARECIDA CONSEGUIU ESSAS EVOLUÇÕES E SE PREPARA AGORA TAMBÉM PARA LEVAR O APLICATIVO PARA AS MULHERES E TAMBÉM DISPONIBILIZAR UMA VIATURA ESPECÍFICA DE RONDA E VISITAS PARA ESSES CASOS.
ATAQUE NAS ESCOLAS: UNIDADES REALIZAM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE CULTURA DA PAZ NESTA QUINTA-FEIRA
A PREFEITURA DE APARECIDA DECIDIU MANTER AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL EM FUNCIONAMENTO NESTA QUINTA-FEIRA, MAS DEIXANDO OS PORTÕES FECHADOS PARA PESSOAS QUE NÃO SEJAM DAS UNIDADES. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NILSON GOMES DA SILVA, INFORMOU QUE AS ESCOLAS TERÃO UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM RODA DE EDUCAÇÃO PARA A CULTURA DA PAZ ÀS 10H E ÀS 15H NESTA QUINTA-FEIRA (20/04/2023).
A PREFEITURA INFORMA QUE FOI REALIZADA NESTA QUARTA-FEIRA (19/04/2023) UMA REUNIÃO COM OS COMANDANTES DA POLÍCIA MILITAR, GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE APARECIDA E AGENTES DE SEGURANÇA DECIDINDO COLOCAR TODO O EFETIVO DE POLICIAIS E GUARDAS NAS RUAS PARA IDENTIFICAR QUALQUER RISCO E PREVENIR ATAQUES NESTA QUINTA-FEIRA (20/04/2023), DIA EM QUE HÁ A PREOCUPAÇÃO COM A DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS E DE CASOS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS.
APLICATIVO NAS ESCOLAS - COMO VAI FUNCIONAR
O COMANDANTE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE APARECIDA, MARCELO GIOVANI BENTO, QUE JÁ TINHA TIDO A IDÉIA DE TRAZER PARA A CIDADE O APLICATIVO PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES, TAMBÉM PENSOU EM AMPLIAR O RECURSO PARA PROFESSORES E DIRETORES QUE SINTAM A AMEAÇA DENTRO DAS UNIDADES DE ENSINO.
O APLICATIVO "ESTÁ ACONTECENDO" COMEÇOU A SER DIVULGADO NESTA QUARTA-FEIRA (19/04/2023) PARA OS DIRETORES DAS ESCOLAS. E DEPOIS SERÁ APERFEIÇOADO EM TODA A REDE.
BASTAM POUCOS CLIQUES PARA O SOCORRO
O DOWNLOAD DO APLICATIVO PODE SER FEITO PELA PLAY STORE. O USUÁRIO FACILMENTE IDENTIFICA QUATRO BOTÕES COM SITUAÇÕES DIFERENTES DE AMEAÇAS: PRECISO DE AJUDA; ME SINTO AMEAÇADA; ESTOU SENDO ASSEDIADA; GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE APARECIDA.
A VÍTIMA ACIONA UM DOS BOTÕES, QUE DIRECIONA PARA O WHATSAPP DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE APARECIDA. O WHATSAPP TERÁ ATENDIMENTO 24 HORAS.
O APLICATIVO FUNCIONA APENAS DENTRO DA JURISDIÇÃO MUNICIPAL DA GUARDA CIVIL DE APARECIDA.
OUTRAS CIDADES ADOTARAM RECURSO DE PREVENÇÃO SIMILAR, CONHECIDO COMO BOTÃO DO PÂNICO, PARA AJUDAR MULHERES,
MAS QUE EXIGIU INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTRA PARA SEU USO.
AQUI EM APARECIDA, O APLICATIVO SERÁ ADOTADO SEM CUSTOS PARA A CIDADE. O APLICATIVO FOI DISPONIBILIZADO GRATUITAMENTE PELOS DESENVOLVEDORES: FERNANDO MOURA, ADRIANO ROCHA, BRUNO SONADA, STEFAN THOMSEN, PAULO WINCKLER.
ATENÇÃO: NESTA QUINTA-FEIRA, A PREFEITURA DIVULGARÁ INFORMAÇÕES E IMAGENS DA EXPERIÊNCIA COM O APLICATIVO.