22 SET 2022
Resultado IDEB-2021
🥳🤩👏Educação de Aparecida comemora o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021 divulgado na última sexta-feira, 16 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).🥳🤩👏

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Aparecida parabeniza todas as unidades escolares, alunos, familiares, professores e demais profissionais da educação pela participação na Avaliação SAEB/2021. O Saeb é realizado desde 1990 pelo Inep. Trata-se de uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Ele permite que as diversas esferas governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no Brasil, a partir de evidências. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes que participam. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

Mesmo com todos os desafios que a Pandemia nos trouxe conseguimos obter tanto nos anos iniciais (1º ao 5º), quanto nos anos finais (6º ao 9º) nota acima da média do estado de São Paulo. Sendo que nos anos finais alcançamos a maior nota do município desde sua primeira participação na avaliação e nos anos iniciais mantemos a média acima de 6.0, resultado de muito trabalho e dedicação de toda Rede de Ensino.

Todos sabem que a Pandemia da Covid-19 transformou a vida em sociedade, atingindo não só o trabalho, a convivência, mas principalmente o processo educativo. Na educação escolar, representou a suspensão de atividades presenciais e a necessidade de se criarem alternativas para a garantia dos processos educativos.
Nesse sentido, nossas escolas realizaram diversas ações para atender seus alunos, sob a modalidade de ensino remoto emergencial (aulas síncronas e assíncronas, vídeos, atividades impressas, dentre outros instrumentos). Mesmo com muito esforço e dedicação de todos os profissionais da educação, a Pandemia trouxe danos irreparáveis a educação, e fica bem claro, nada SUBSTITUI O ALUNO E O PROFESSOR EM SALA DE AULA. E sigamos juntos!