Arte Estagiária Pietra Guimarães

Hoje, pela manhã, recebemos em Aparecida a Interlocutora do Programa de Assistência às Vítimas de Violência do Estado, Fátima Burle, que se reuniu com diversos órgãos Públicos e institucionais, para iniciar a estruturação da Rede de Proteção contra a Violência, na cidade.

Presentes na reunião estavam representantes da Secretaria da Saúde, Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, Membros da Santa Casa de Misericórdia, Centros de Referência de Assistência Social/CRAS, Centros de Referência Especializados de Assistência Social/CREAS, Conselheiros tutelares, e Secretaria de Assistência Social.

A rede de proteção é fundamental para que a mulher, criança, adolescente e idosos, encontrem suporte para romper com o ciclo da violência. A falta de informação e o medo de estar sozinho estão entre as principais barreiras para que as vítimas de violência não busquem ajuda.

A rede de proteção precisa funcionar adequadamente, com cada membro cumprindo seu papel, garantindo atendimento adequado de escuta e acolhimento as vitimas, na grande maioria, vulneráveis.

A intenção maior é que a cidade de Aparecida forme uma Rede Forte e estruturada para que a vitima seja atendida, sem julgamentos, sem moralização, sem culpabilização. Deixando explícito que não há “favor” naquele atendimento, mas a efetivação de direitos que ela tem, enquanto cidadão.

Ressaltamos que a vitima que um dia se sentiu sozinha, não mais estará, terá colo e auxilio para se livrar deste mal que atinge a nossa sociedade.

Eu 💙Aparecida!
Autor: Nazaré Soares