31 MAI 2022
Etapas de elaboração do projeto de Restauro da EMEI Chagas Pereira
Estagiário Marcos Rodrigues
A Prefeitura Municipal de Aparecida por meio da Secretaria da Educação, Esporte e Cultura, na noite desta terça-feira, 31, apresentou para os profissionais da educação da Unidade Escolar, as etapas da elaboração do projeto de restauração e reforma da EMEI Chagas Pereira, um bem tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat).

A Escola Chagas Pereira é centenária, de grande relevância não somente para a cidade, como também para o Estado, tamanha sua riqueza histórico arquitetônico educacional. É um símbolo singular para a população Aparecidense.

O processo de elaboração do projeto de restauro é dividido em 4 fases/etapas das quais duas já foram concluídas, que são:
Etapa A – Identificação e conhecimento do bem, levantamento cadastral e pesquisa histórico documental.
Etapa B – Diagnóstico de danos na edificação e levantamento analítico.

O processo encontra - se na etapa C, que visa à elaboração do projeto Legal a ser apresentado para a aprovação do Condephaat, órgão que aprova os projetos de restauro dos bens tombados no Estado de São Paulo, e ultima etapa deste processo é a etapa D, elaboração do projeto executivo.

Finalizado o processo de elaboração do projeto de restauro, será iniciado o processo de licitação para a reforma e restauro do prédio escolar EMEI Chagas Pereira.

Essa restauração, quando finalizada será a realização de um grande sonho, um verdadeiro preste para a cidade de Aparecida.

Eu 💙Aparecida!
Autor: Nazaré Soares