25 JAN 2022
SAÚDE
Como forma de bloqueio a doença, Aparecida retoma vacinação antirrábica na cidade
Após três anos sem aplicar a vacina antirrábica, Aparecida retoma o bloqueio a doença.
A partir de quarta- feira (26), a Prefeitura de Aparecida, por meio do setor de Endemias, informa que, de acordo com o calendário feito a partir das notificações do município, vai ser aplicada no bairro São Francisco a vacina antirrábica.

A  doença pode ser facilmente contraída por pets por meio da saliva, mordida ou arranhão de outros animais infectados, inclusive silvestres.
A raiva é uma doença causada por uma infecção viral, e ataca o sistema nervoso do seu hospedeiro, causando uma inflamação do cérebro. Sua capacidade de evoluir é enorme sendo fatal em quase 100% dos casos.

O que torna extremamente importante a vacinação antirrábica.

Como forma de bloqueio ao problema, a vacina vai ser disponibilizada na Igreja do bairro, das 09h às 12h.

Nesta primeira etapa mais dois bairros serão atendidos:

Quinta- feira (27)- Sagrada Face, das 9h às 12h.
Sexta- feira (28)- Santa Rita, das 9h às 12h.

É importante que o morador leve um documento oficial com foto e um comprovante de residência ( para comprovar a moradia no bairro).

A Coordenadora de Endemias de Aparecida, Deisi da Silva, explica que a única forma de evitar a doença é protegendo o animal e, consequentemente, também as pessoas.

“A Raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos seres humanos, o que torna a vacina antirrábica essencial para manter o animal de estimação protegido contra essa terrível doença e também o seu dono”.

A Coordenadora ainda destaca a maneira como foi possível dar continuidade aos trabalhos de contenção a doença em Aparecida.

“ Quero aproveitar e agradecer o apoio dado pelo Presidente da Câmara de Aparecida, o vereador Luis Fernando de Castro Rocha, conhecido como Gu Castro, que nos auxiliou por meio de um ofício solicitando o retorno das vacinas para o município. Esse trabalho em conjunto é extremamente importante e necessário para a nossa saúde pública”, finalizou.

Vacinar é um gesto de amor!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024