A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Saúde, informa que
nesta semana serão vacinadas, contra a Covid-19, crianças de 9 a 11 anos com e sem comorbidades.
A imunização acontece no CEMOF e no Ambulatório Santa Rita, conhecido como Saúde da Mulher, na quinta (27) e sexta-feira (28), das 09h às 16h.
A Secretaria de Saúde de Aparecida ressalta que
antes de levar a criança para se vacinar é necessário realizar o pré-cadastro, pelo link abaixo, e preencher o formulário com os dados pessoais da criança, como foi realizado nas faixas etárias anteriores.
O pré-cadastro evita filas. Além disso, com base nos dados do pré-cadastro aumenta a eficiência para o órgão de saúde distribuir as vacinas e organizar o sistema de aplicação.
PRÉ- CADASTRO: https://portal.vacinaja.sp.gov.br/covid-19%20vaccine/
Nos dias da vacinação, pais ou responsáveis legais precisam levar os documentos pessoais, e também os documentos da criança (cartão SUS, CPF e/ou Certidão Nascimento).
No caso das crianças com comorbidades ou deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), é necessário levar também comprovantes da comorbidade como exames, receitas, relatório ou prescrição médica físicos ou digitais (contendo o CRM do médico e com até dois anos de emissão)
e comprovante da deficiência para os deficientes permanentes (laudo médico, o número do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência - BPC, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência).
Confira a lista de comorbidades e deficiências:
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas
- Próteses e implantes cardíacos
- Talassemia
- Síndrome de Down
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
- HIV
Já a deficiência permanente física é a limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; as sensoriais incluem indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; as visuais abrangem indivíduos com baixa visão ou cegueira; e a intelectual considera indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.